Smart EQ: nova geração eléctrica

Texto: Filipe Bragança
Data: 11 Setembro, 2019

A marca do Grupo Daimler será a primeira da história a trocar os motores a combustão por motorizações eléctricas.

“O original já era eléctrico”. É assim que os representantes da Smart iniciam a apresentação da nova geração eléctrica, dos modelos ForTwo e ForFour, em exposição no Salão de Frankfurt. A Smart prepara-se para abandonar totalmente os motores a combustão para equipar toda a sua gama com motor eléctricas. Esta é uma escolha que surge com naturalidade, uma vez que o plano inicial de 1974 já previa um citadino com esse tipo de propulsor.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Para além de um design renovado, o destaque desta nova geração de citadinos da Smart, esconde-se debaixo do chão. Os novos ForTwo (na sua versão convencional e cabrio) e ForFour partilham a mesma motorização de 41 Kw (82 cv) e 160 Nm de binário imediato – que permite atingir uma velocidade máxima de 130 km/h. Nos modelos de dois lugares, a aceleração dos 0-100 km/h faz-se em menos de 4.9s. Já o ForTwo, de quatro lugares, precisa de mais 0,3s, para atingir a mesma marca.

Uma autonomia inferior a 160 quilómetros e o carregamento rápido de 80% das baterias em 40 minutos, poderiam colocar esta nova geração um pouco aquém de alguma da sua concorrência eléctrica. Com isto em mente não os podemos esquecer não esquecer que estes Smart têm um carácter definitivamente urbano, para o qual esta autonomia é suficiente. Alias, estes Smart têm outros trunfos, que têm feito destes pequenos automóveis um caso de sucesso.

Confira em baixo os dados técnicos das novas motorizações eléctricas

 

smart EQ fortwo

smart EQ fortwo cabrio

smart EQ forfour

Motor/tipo

Motor síncrono

Motor síncrono

Motor síncrono

Potência contínua (kW)

41

41

41

Potência máxima (kW)

60

60

60

Binário máximo (Nm)

160

160

160

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado
(kWh/100 km), carregador de bordo de 4.6 kW

16.5-15.2

16.8-15.4

17.3-15.9

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado
(kWh/100 km), carregador de bordo de 22 kW

15.2-14.0

15.4-14.2

15.9-14.6

Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km)

0

0

0

Classe de eficiência

A+

A+

A+

Autonomia (km)

147-159

145-157

140-153

Aceleração 0-60 km/h (s)

4.8

4.9

5.2

Aceleração 0-100 km/h (s)

11.6

11.9

12.7

Velocidade máxima (km/h)

130

130

130