Mobieco

Publicidade

Rival do Countryman. Smart apresenta SUV Concept #1 com mais de 4 metros!

Texto: Francisco Cruz
Data: 7 de Setembro, 2021

Hoje em dia uma marca 100% elétrica, mas também a preparar o assalto a novos segmentos, a Smart apresentou-se no Salão Internacional do Automóvel de Munique, na Alemanha, com aquele que será o primeiro SUV da marca suíça. Ainda como concept, mas também com mais de 4 metros de comprimento (!), e data de chegada prevista para 2022.

Ideia pela primeira vez anunciada no Salão Automóvel de Frankfurt de 2005, com a apresentação do concept Formore, foram, no entanto, precisos cerca de 16 anos para que a Smart fosse, efectivamente, em frente com a ideia de incluir um SUV na sua gama.

Hoje em dia propriedade, em partes iguais, da alemã Daimler e da chinesa Geely, as duas companhias procuram a revitalização da Smart, apresentando, agora, em Munique, o Concept #1. Protótipo que, no entanto, anuncia não somente a chegada de um SUV, mas também a intenção da marca suíça de passar a fabricar modelos maiores, do que os compactos Fortwo e Forfour.

Smart Concept #1
Smart Concept #1

A demonstrá-lo, os 4,29 metros (!) de comprimento, 1,91 m de largura e 1,70 m de altura deste Concept #1 e que colocam o concept ao nível – em termos de dimensões, naturalmente… – de um Mini Countryman. Embora com o argumento extra de, por ter sido concebido com base na nova plataforma escalável da Geely, SEA, e como um elétrico, oferecer uma distância entre eixos substancialmente maior, na ordem dos 2,75 metros.

LEIA TAMBÉM
Geely e Mercedes vão apresentar primeiro SUV elétrico da smart

De resto e graças a este argumento, o Smart Concept #1 apresenta-se, na sua forma final de produção, com uma terceira fila de bancos. Isto, também como forma de aspirar a outros segmentos.

Smart Concept #1
Smart Concept #1

Quanto aos aspectos técnicos, a marca suíça pouco ou nada avança, a não ser que o modelo contará com o tecnologia de carregamento rápido e actualizações OTA (Over The Air). Com a Smart a prometer, igualmente, uma dinâmica de topo, graças também a enormes rodas de 21″.

Projectado pela Daimler e, ao que tudo indica, a fabricar na China, o Concept #1 destaca-se, ainda, pelo facto de ostentar barras de luz LED na frente e traseira, ao passo que, no habitáculo, o minimalismo do interior é interrompido, apenas e só, por um enorme ecrã táctil de 12,8″.

Smart Concept #1
Smart Concept #1

A terminar, referir, apenas, que, embora apresentado, em Munique, na forma de concept, o Smart Concept #1 deverá estar muito perto da passagem à produção, já que a intenção dos novos donos é que a versão de produção seja colocada à venda, já durante o próximo ano de 2022. E não apenas na China, mas também na Europa…