Skoda Superb Break L&K PHEV. Sofisticação à moda checa

Com a Superb Break L&K, a Skoda combina habitabilidade, requinte e sofisticação à moda checa com uma eficiente motorização híbrida plug-in germânica que permite percorrer cerca de 125 km em modo elétrico e obrer um consumo muito baixo de combustível. Tem quase tudo para dar certo.

Com a Superb Break L&K, a Skoda combina habitabilidade, requinte e sofisticação à moda checa com uma eficiente motorização híbrida plug-in germânica que permite percorrer cerca de 125 km em modo elétrico e obrer um consumo muito baixo de combustível. Tem quase tudo para dar certo.

Num universo dominado pelos SUV e crossovers, a Skoda optou por não seguir o caminho de outros concorrentes e continua a apostar no segmento das carrinhas ou station-wagons, com modelos como o Octavia Break ou o Superb Break, e assim responder à procura que ainda subsiste para esta tipologia de viaturas.

Para o segmento D, a oferta da marca checa assenta no Superb Break, que. só é uma das maiores carrinhas da sua categoria, combinando uma elevada habitabilidade, com uma bagageira gigantesca, uma sólida qualidade de construção e as já tradicionais soluções inteligentes da Skoda, designadas como “Simply Clever”.

Os argumentos do Superb Break são reforçados por um ambiente requintado e sofisticado no nível de equipamento mais completo L&K (Laurin & Klement), que permitem à carrinha da Skoda assumir-se como uma alternativa mais acessível e racional face a propostas de marcas premium como o BMW Série 5 Touring e o Mercedes-Benz Classe E Estate.

Entre outros concorrentes mais do seu campeonato poderão ser apontados o Volkswagen Passat, disponível atualmente apenas como carrinha, o Peugeot 508 SW ou o Toyota Corolla Touring Sports.

Aspeto imponente

O Skoda Superb Break impressiona pela sua imponência, que se deve a um comprimento exterior de 4,90 metros, uma largura de 2,84 metros e uma altura de 1,48 metros. A silhueta oferece um coeficiente de resistência aerodinâmica (cd) de 0,25, o melhor de sempre numa carrinha da marca checa.

A imagem exterior é dominada pela grelha de radiador octogonal e luzes Full LED Matrix, jantes de liga leve de 18”, que montam pneus 235/45 R18 com resistência ao rolamento.

O nível de equipamento Laurin & Klement apresenta apontamentos exclusivos como o emblema L&K em ambos os guarda-lamas dianteiros, a faixa decorativa no pára-choques em cromado mate escuro, os caixilhos dos vidros laterais cromados.

A secção traseira recebeu farolins esguios LED com indicadores animados que ajudam a aumentar a sensação de largura, enquanto a designação Skoda não deixa dúvidas quanto ao fabricante. A cor preta da carroçaria da unidade ensaiada reforça a sua imagem de automóvel executivo.

Sofisticação a bordo

O ambiente interior é agradável e quase luxuoso, que se deve não só à sólida qualidade de construção, mas também aos materiais usados no pacote Design Selection Suite Cognac L&K, que compreende assentos em pele perfurada, aquecidos e ventilados, revestimento do painel de bordo no mesmo tom. Os plásticos mais duros, que também existem, encontram-se mais afastados da vista.

O condutor não tem dificuldades em obter a posição mais confortável atrás do volante, graças às possibilidades de regulação do assento e da coluna da direção. O Cockpit Digital, com ecrã de 10”, oferece todas as informações necessárias ao utilizador, sendo possível alternar entre os vários menús, recorrendo aos botões do volante multifunções.

A visibilidade é bastante boa, graças aos vidros amplos e aos pilares finos. Se não for suficiente, o condutor pode contar ainda com sensores de estacionamento atrás e à frente, assim como uma câmara traseira, cujas imagens são transmitidas no ecrã central de 13” do sistema de informação e entretenimento, localizado no topo da consola central. O sistema de navegação está integrado no pack Navigation Plus, que também inclui o sempre útil “Head-Up Display”.

A meio da consola central podem ser encontrados três pequenos ecrãs de 1,25” que integram três comandos giratórios físicos, denominados “Smart Dials”, que permite regular o volume de som (o central), a temperatura interior, o aquecimento e a ventilação dos bancos.

Odisseia de espaço

A longa distância entre-eixos de 2,84 metros permitiu à Skoda disponibilizar um amplo espaço interior, quer para os ocupantes dos lugares dianteiros, quer para os traseiros. A mudança do seletor dos programas de condução da consola central para uma alavanca atrás do volante veio libertar espaço na frente.

Os ocupantes dos assentos traseiros também beneficiam de um espaço generoso para as pernas, os ombros e a cabeça. Quem não irá tão à vontade será aquele que vai no lugar do meio porque o banco se encontra montado numa posição mais elevada do que os outros dois e, para além disso, existe um pequeno túnel da transmissão a roubar espaço para os pés.

Se o assento central ficar livre é possível rebater as costas do mesmo, transformando-o num apoio de braços que incorpora duas bases para copos e um suporte para um telefone ou tablet.

A bagageira foi sempre um dos grandes trunfos da carrinha Superb e a mais recente geração mantém-se fiel a essa tradição, oferecendo uns generosos 510 litros na versão híbrida com bateria recarregável externamente (PHEV).

Se ainda for necessário necessário mais espaço na mala é sempre possível rebater os assentos traseiros numa configuração 60/40, utilizando uns botões na bagageira, aumentando o volume útil para os 1770 litros. O comprimento interno do compartimento de carga também impressiona com os seus 1,14 metros com os bancos traseiros em posição normal.

Bateria com capacidade útil de 79 kWh

Umas das motorizações disponíveis no Skoda Superb Break é a híbrida plug-in que combina um bloco a gasolina de 1498 cc com 150 cv com um motor elétrico de 116 cv, desenvolvendo uma potência combinada de 204 cv, transmitida às rodas dianteiras.

O motor elétrico está integrado na transmissão e separado do bloco a gasolina por uma embraiagem, podendo o sistema funcionar de forma independente para fazer deslocar o veículo ou em conjunto com o propulsor térmico.

O sistema é gerido por uma transmissão de dupla embraiagem de seis velocidades. A linha motriz inclui ainda uma bateria com capacidade total de 25,7 kWh e útil de 19,7 kWh, localizada entre os bancos traseiros, que anuncia uma autonomia em modo elétrico de até 135 quilómetros.

O aumento da capacidade da bateria possilitou o aumento do alcance em modo elétrico, que durante o ensaio atingiu uns respeitáveis 125 quilómetros, com um consumo médio de energia de 15,4 kWh/100 km, e quase sem gastar combustível. Esgotada a carga da bateria e percorridos 200 quilómetros, o computador de bordo indicava uma média de 1,4 l/100 km, valor que aumentou para os 2,7 l/100 km quando fez 300 quilómetros.

Nenhum diesel consegue valores melhores do que estes, os quais podem melhorar se o utilizador tiver a preocupação de ligar a ficha à tomada sempre que a bateria estiver sem carga e, naturalmente, tiver possibilidades para o fazer.

O Superb Break PHEV vem equipado com um carregador de bordo de 11 kW, permitindo fazer uma carga completa em corrente alterna em 2h15m. Para além disso também está disponível a possibilidade de carregamento em corrente contínua num posto com potência de até 50 kW, bastando 26 minutos para recuperar entre 0% a 80% do nível de carga.

Bem equipado

Sempre que tem carga na bateria, o Superb Break PHEV arranca em modo elétrico até aos 140 km/h, sendo igualmente responsável por fazer arrancar o bloco a gasolina e substituir o alternador tradicional.

Além dos convencionais modos de condução Eco, Comfort, Normal, Sport, Individual, que podem ser selecionados no ecrã central, o Superb Break PHEV acrescenta o E-Mode, que permite circular em modo totalmente elétrico, e o Hybrid. Igualmente disponíveis estão três níveis de intensidade de travagem regenerativa - Fraca, Média e Elevada - que também podem ser ativados no ecrã central.

Graças ao elevado binário de 350 Nm e às linhas aerodinâmicas da carroçaria, o Superb Break PHEV consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h nuns respeitáveis 8,1 segundos, valor interessante para um veículo que pesa em vazio mais de 1,8 toneladas. A velocidade máxima pode chegar aos 220 km/h.

O Superb Break L&K PHEV vem equipado com o sistema DCC (Dynamic Chassis Control) que permite regular a dureza da suspensão ativa através do ecrã tátil. No modo Comfort, a suspensão é particularmente eficaz ao minimizar os impactos das lombas da estrada. Apesar de se verificar algumas oscilações da carroçaria nas curvas - mesmo no modo Sport - existe um controlo vertical apertado nas superfícies mais ondulantes.

Para apoiar a condução estão disponíveis vários sistemas de assistência. De série, a carrinha da Skoda conta com Front Assist com sistema de travagem de emergência em reação a veículos, peões e ciclistas, regulador da velocidade de cruzeiro, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de tráfego na traseira, com mudança e faixa, alerta de monitorização e fadiga do condutor.

Na unidade ensaiada estavam presentes alguns opcionais incluídos no Pacote Assisted Drive Plus como o regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro, câmara com vista panorâmica de 360º, assistente de estacionamento inteligente, sistema de manutenção da faixa de rodagem Plus, com controlo semiautomático em caso de emergência média e assistente de congestionamento de trânsito, e Trained Park Assist.

VEREDICTO

A carrinha de segmento D da Skoda está disponível a partir de 40 364 euros, oferecendo uma elevada habitabilidade e uma bagageira mais do que generosa. O topo de gama L&K, com motorização PHEV de 204 cv, está disponível a partir de 56 246 euros, constituindo uma alternativa para quem pretende uma carrinha híbrida, confortável e eficiente, contando com um equipamento muito completo e sofisticado.
Num plano puramente racional tem tudo para constituir uma alternativa face a alternativas de marcas premium, já que beneficia de um preço relativamente mais acessível - 59 752 euros no caso da unidade ensaiada, com opcionais incluídos - mas nem sempre a razão leva a melhor e o modelo da Skoda pode ser penalizado devido a uma imagem de marca não tão forte no mercado nacional do que alguns concorrentes, o que não deixa de ser injusto porque qualidades não lhe faltam.

FICHA TÉCNICA

Skoda Superb Break L&K 1.5 TSI 204 CV PHEV

PREÇO  56 426 € (59 752€ - unidade ensaiada)

MOTOR Gasolina, 4 cil. 1498 cc + Elétrico

POTÊNCIA 150 kW (204 CV)

BINÁRIO 350 NM

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto, 6 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,90/1,85/1,48 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,84 M

PESO 1853 KG

MALA 510 - 1770 L

ACEL 0 - 100 KM 8,1 S

VEL. MAX 220 KM/H

CONSUMO WLTP 0,4L/100 KM + 16,4 kWh/100 km (0,0 l/100 km + 16,9 kW/100 km*)

EMISSÕES 33 G/KM

CAPACIDADE BATERIA 19,7 KWH (útil)

AUTONOMIA 135 KM (126 KM*)

TEMPO DE CARGA 2H15M (11 KW) 26M - 0% A 80% (50 KW) 

IUC 148,22 €

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

Consumo
Autonomia elétrica
Ambiente interior

Travagem
Capacidade depósito combustível 
Túnel transmissão