Publicidade

Skoda Kamiq Monte Carlo. Equipamento de topo

Texto: Ricardo Machado
Data: 9 de Fevereiro, 2024

O Skoda Kamiq Monte Carlo é a estrela da renovação da gama do crossover compacto do construtor checo. A linha Monte Carlo não é nova na Skoda, mas até agora tinha passado ao lado do Kamiq. Disponível a partir de março, como as restantes versões, o Skoda Kamiq Monte Carlo pode ter motor de 116 cv ou 150 cv.

À boleia da renovação de gama, o Kamiq Monte Carlo recebe as novas óticas LED Matrix. Opcionais em outros níveis de equipamento, enquadram a nova grelha frontal de maiores dimensões.

Óticas Matrix LED do Skoda Kamiq Monte Carlo

Atrás partilha os farolins tripartidos com a restante gama, mas apresenta inscrições exclusivas em preto. A mesma tonalidade que realça os espelhos retrovisores, saias laterais ou o extrator traseiro. Os vidros também são escuros.

Espírito desportivo

No interior destaca-se o regresso dos comandos rotativos à consola da climatização. Há diversas aplicações decorativas com o tema Monte Carlo e frisos encarnados para realçar o espírito desportivo.

Interior do Skoda Kamiq Monte Carlo
Em Portugal o Skoda Kamiq Monte Carlo tem sempre caixa automática DSG de sete velocidades

Sendo um topo de gama, o painel de instrumentos digital sobe das 8,25’’ para as 10,25’’. E ganha gráficos específicos, com visual desportivo. O ecrã central também é o maior (9,2’’ em vez de 8,2’’) e inclui navegação para além da integração total com smartphones.

Não falta um carregador sem fios, cuja potência aumentou dos cinco para os 15 kW. Para evitar o sobreaquecimento dos equipamentos, o carregador tem um sistema de arrefecimento próprio.

Duas motorizações

Apesar da inspiração desportiva, o Kamiq Monte Carlo não é um exclusivo da motorização 1.5 TSI de 150 cv. Também podendo ser adquirido com o bloco de três cilindros 1.0 TSI de 116 cv. Alterações à gestão eletrónica deste último permitiram acrescentar sete cavalos à potência da versão anterior (109 cv).

Ambas as motorizações recorrem à caixa DSG de sete velocidades para garantir uma condução fluída. O motor de quatro cilindros é naturalmente mais solícito que o 1.0 TSI. No entanto, a chuva intensa e o trajeto de autoestrada não permitiram tirar grandes conclusões dinâmicas.

O novo Skoda Kamiq Monte Carlo chega a Portugal em março, com preços entre os 28 907 € do 1.0 TSI e os 35 478 € do 1.5 TSI. A restante gama Kamiq chega na mesma altura com preços desde os 25 615 € do 1.0 TSI de 95 cv.