Publicidade

Grupo Volkswagen: Alteração na liderança da Skoda e não só…

Texto: Carlos Moura
Data: 10 de Julho, 2020

No âmbito das alterações na gestão de topo do Grupo Volkswagen, a Skoda vai ter um novo responsável máximo, após o afastamento do atual CEO Bernard Maier, que ocupou o cargo durante quase cinco anos e foi responsável pelo atual dinamismo da marca checa.

Após quase cinco anos na liderança da Skoda, o atual CEO Bernard Maier vai abandonar o cargo no final do mês de julho. O seu sucessor deverá ser anunciado em agosto na reunião do conselho de administração da marca checa, detida pelo Grupo Volkswagen.

Este foi mais um capítulo na novela das alterações que têm vindo a ocorrer na gestão de topo do Grupo Volkswagen. Que não devem ficar por aqui.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen Group. Herbert Diess afastado da marca Volkswagen?

Este vento de mudança em Wolfsburgo ditou mesmo o afastamento do CEO do Volkswagen Group e da marca Volkswagen Herbert Diess, que não conseguiu resistir ao Dieselgate nem aos problemas de software do Volkswagen I.D.3.

Ralf Brandstätter é o novo CEO do Grupo Volkswagen em substituição de Herbert Diess

Igualmente atingida por esta vaga foi a cúpula dirigente da Traton SE e da MAN SE. No primeiro caso foi anunciado que o CEO da holding responsável do Grupo Volkswagen pelo negócio de veículos comerciais de veículos comerciais, que inclui as atividades da MAN SE, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, iria deixar o cargo no dia 15 de julho.

Nesse mesmo dia também cessam funções o CEO da MAN SE, Joachim Drees, e o responsável de recursos humanos Carsten Intra.

Andreas Renschler vai ser substituído por Matthias Gründler, que desde maio de 2018 que ocupava o cargo de administrador financeiro da Traton SE. Enquanto para a MAN SE foi designado Andreas Tostmann, que até agora era o membro do conselho de administração da marca Volkswagen, sendo responsável pelas áreas de produção e logística.

Sucesso da Skoda ditou afastamento de Maier?

Voltando à Skoda, Bernard Maier foi responsável pelo aumento de vendas da marca checa e pelo alargamento da gama com o lançamento dos SUV Kodiaq, Karoq e Kamiq. Esta insígnia também está a preparar a introdução do Enyaq iV, o seu primeiro modelo elétrico baseado ma plataforma MEB do Grupo Volkswagen.

Skoda Octavia iV

Não foram apontadas razões para a saída de Bernard Maier da Skoda, que desempenhou vários cargos dentro do Grupo Volkswagen antes de ingressar na Porsche em 2001, onde foi responsável de marketing e vendas.

Alguns rumores sugerem que os seus planos para aumentar as vendas da Skoda em alguns mercados de referência da Volkswagen podem ter gerado incómodos em Wolfsburg, uma vez que esses teriam preços mais competitivos devido aos custos de produção inferiores na República Checa.

Corriam ainda rumores que apontavam Bernard Maier, com o novo CEO da Porsche em substituição de Oliver Blume. Por sua vez, este último iria substituir Herbert Diess no topo da Volkswagen AG. Contudo, estes planos foram alterados após a nomeação de Ralf Brandstätter para esse cargo.