Sete elétricos acessíveis por menos de 30 mil euros

Com a chegada de novos veículos elétricos ao mercado nacional começa a aumentar o número de propostas com preços de aquisição mais baixos. Conheça as sete propostas com preço de venda ao público inferior a 30 mil euros. Nem todos são chineses!

A oferta de veículos elétricos não pára de crescer, sendo esta tendência acompanhada por uma descida nos preços e também pelo aparecimento de modelos mais acessíveis.

Contudo, quando se pondera a aquisição de um veículo elétrico, o comprador deve levar em consideração a sua autonomia, já que para a marca conseguir comercializar a um preço mais acessível teve de o fazer renunciando ao alcance, utilizando baterias com menor capacidade e mais económicas.

Se a autonomia for um critério importante manda a prudência que se opte por um outro modelo elétrico ou por uma versão com maior capacidade de bateria e, portanto, mais caro. O potencial comprador também deve levar em consideração o carregador de bordo. Alguns elétricos mais baratos não têm opção de carga rápida, podendo dificultar a realização de viagens mais longas.

Conheça sete veículos elétricos que atualmente estão em comercialização em Portugal, com preço de venda ao público abaixo de 30 mil euros. Nesta lista consideramos apenas os ligeiros de passageiros e não outras alternativas como os quadriciclos, de que o Citroën Ami é um exemplo.

1 - Dacia Spring Essential - 16 900€

O elétrico mais acessível que atualmente se encontra em comercialização em Portugal é o Dacia Spring. Trata-se de um modelo de segmento A, com comprimento exterior de 3,74 metros,, muito simples e austero, que cumpre os requisitos de quem procura uma viatura com emissões zero para utilização urbana.

O baixo preço também se explica pela reduzida capacidade da bateria, que é de apenas 27,4 kWh, a qual permite percorrer, na melhor das hipóteses, até 230 km em ciclo combinado WLTP. O motor elétrico também está longe de oferecer grandes prestações, especialmente nas subidas nas íngremes, já que a potência é de apenas 45 cv (33 kWh) e o binário de 125 Nm.

Uma carga completa num posto de 7,4 kW demora cerca de 5h00 e numa tomada doméstica cerca de 14 horas. Num posto rápido é possível recuperar até 80% da capacidade da bateria em menos de uma hora (30 kW).

O habitáculo permite acomodar quatro adultos, mais do que isso é otimismo excessivo, e a bagageira oferece um volume de 290 litros. Os acabamentos são o que se pode esperar  de um automóvel feito para ser barato. Em termos de segurança, o Dacia Spring nunca fica bem classificado nos testes Euro NCAP, antes pelo contrário.

Motor elétrico - 45 cv; Bateria - 27,4 kWh; Autonomia WLTP - 230 km; Tempo carga - 5h00 (7,4 kW)

2 - Leapmotor T03 - 19 600€

Com pouco mais de 3,6 metros de comprimento e cerca de 1,7 metros de largura, o Leapmotor T03 é um citadino elétrico de cinco portas que oferece o espaço interior de um modelo de segmento B. Para simplificar a oferta é proposto num único nível de equipamento.

O interior combina linhas simples com um nível de equipamento bastante completo, designadamente no domínio do sistema de informação e comunicação, conectividade e segurança, contando com dez sistemas de assistência à condução.

O Leapmotor T03 vem equipado com um motor elétrico de 95 cv, alimentado por uma bateria de 37,3 kWh, que anuncia uma autonomia homologada em ciclo WLTP de 265 quilómetros, a qual pode ser estendida até aos 395 quilómetros em circuito urbano.

O T03 vem equipado com um carregador de bordo de 6,6 kW que permite repor entre 30% a 80% da capacidade de carga da bateria em cerca de 3h30m. O citadino da Leapmotor aceita igualmente carregamentos em corrente contínua em postos com potência até 48 kWh, demorando cerca de 36 minutos a recuperar até 80% da capacidade da bateria.

Motor elétrico - 95 cv; Bateria - 37,3 kWh; Autonomia WLTP - 265 km; Tempo de carga - 6h30m (6,6 kW)

3 - Citroën ë-C3 You - 23 300€

Um dos automóveis elétricos mais acessíveis do mercado e fabricado na Europa é o Citroën ë-C3 no nível de equipamento de entrada, You. Construído a partir de uma plataforma desenvolvida especificamente para veículos elétricos, o utilitário da marca do double chevron apresenta um comprimento exterior de 4,02 metros e uma distância entre-eixos de 2,54 metros, permitindo acomodar quatro adultos com conforto no habitáculo. A bateria eleva o piso, roubando espaço para os pés sob os pé dianteiros. A bagageira oferece uns aceitáveis 310 litros.

A linha motriz compreende um motor elétrico de 113 cv (83 kW), alimentado por uma bateria de 44 kWh, que anuncia uma autonomia de até 326 km. Equipado de série com carregador interno de 7,4 kW, com 11 kW como opção, o Citroën ë-C3 precisa de 5h40 para carregar dos 20 aos 100% na wallbox monofásica da Citroën. Com o carregador de 11 kW e wallbox trifásica, o tempo desce para 3h50. A possibilidade de receber 100 kW permite repor dos 20 aos 80% em 26 minutos.

A  dotação de série da versão de entrada You inclui suspensão Citroën Advanced Comfort, que é uma estreia neste segmento, o Citroën Head Up Display e o 'My Citroën Play' com estação para smarthone, o planeador de viagem inteligente e-Routes, além de vários sistemas de apoio à condução, destacando-se o sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

Motor elétrico - 113 cv; Bateria - 44 kWh; Autonomia WLTP - 326 km; Tempo carga - 3h50 (11 kW)

4 - Fiat Grande Panda Elétrico La Prima - 26 547€

Referência no segmento dos utilitários onde sempre foi muito feliz, a Fiat regressou a esta categoria com o Grande Panda. Inspirado no icónico Panda dos anos ’80, o novo modelo é consideravelmente maior, já que tem um comprimento exterior de 3,99 metros.

O Grande Panda partilha a mesma plataforma com o Citroën C3, estando a versão elétrica equipada com um motor elétrico de 113 cv (83 kW), alimentado por uma bateria com uma capacidade de 44 kWh, que anuncia uma autonomia de até 320 quilómetros em ciclo WLTP.

Uma das soluções inovadoras consiste no cabo de carregamento retrátil, que tem um alojamento específico sob o capot. O carregador de bordo tem uma potência de 7 kW, demorando 4h20m para recuperar entre 20% a 80% da capacidade da bateria. Em alternativa é possível carregar em corrente contínua até 100 kW, sendo necessários 27 minutos para repor até 80% da carga da bateria.

O interior permite acomodar cinco pessoas, graças ao espaço e à sua utilização inteligente. O design carateriza-se pela originalidade, designadamente a área de informação e comunicação com o túnel, o painel de bordo, as saídas de ar e as costuras dos bancos que são embelezados com detalhes amarelos.

Motor elétrico - 113 cv; Bateria - 44 kWh; Autonomia WLTP - 320 km; Tempo carga - 7h00m (7,4 kW)

5 - Dongfeng Box - 26 750€

O Dongfeng Box é um urbano de quatro metros e quatro portas, de aparência muito moderna, equipado com um motor elétrico de 95 cv (70 kW) e uma bateria de 42,3 kWh que anuncia uma autonomia de até 310 km.

Além do espaço para cinco ocupantes (326 litros de capacidade na bagageira) destaque para o equipamento que inclui revestimentos em pele sintética de boa aparência e um ecrã de 12,8 polegadas que serve várias funcionalidades, como é o caso da câmara de visão de 360 graus.

Representada em Portugal pela Salvador Caetano Auto, a Dongfeng oferece uma autonomia da viatura de cinco anos ou 100 mil quilómetros e para a bateria de oito anos ou 160 mil quilómetros.

Motor elétrico - 95 cv; Bateria - 42,3 kW; Autonomia WLTP - 310 km; Tempo carga - 7h15m (7,4 kW)

6 - MG 4 Standard - 26 750€

Fabricado na China pela SAIC Motor e dimensões compactas, com um comprimento exterior de 4,29 metros, o MG 4 foi projetado de raiz como veículo elétrico, estando equipado com uma bateria de 51 kWh, que lhe permite percorrer até 350 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Para responder à ofensiva da concorrência, a MG Portugal anunciou uma redução do preço para 26 750 euros, com o objetivo de o tornar mais acessível para todos os que querem fazer a mudança para uma condução mais eficiente e sustentável.

O MG 4  conta com um motor elétrico de 170 cv (125 kW) e 250 Nm, sendo a tração assegurada pelas rodas dianteiras. Nesta versão, o carregamento em corrente alterna pode ser efetuado a 6,6 kW, demorando a bateria a recuperar por completo a bateria em 8h05m. Numa tomada doméstica de 220V, a operação demora cerca de 25h00. Em corrente contínua é possível recuperar até 80% da carga útil em 54m num posto de 50 kW e 37m num de 88 kW.

O MG 4 pode transportar confortavelmente cinco pessoas no seu habitáculo bastante espaçoso, graças aos 2,71 metros de distância entre eixos. Em configuração standard, a bagageira oferece 350 litros de capacidade, que pode chegar aos 1165 litros com os bancos traseiros rebatidos. Este modelo está equipado com a bateria de menor espessura da classe, medindo apenas 110 mm de altura. A altura do habitáculo promete por isso muito espaço, mesmo para adultos de maior estatura.

Motor elétrico - 170 cv; Bateria - 51 kWh; Autonomia WLTP - 350 km; Tempo carga - 8h05m (6,6 kW)

7 - Renault 5 E-Tech evolution - 27 500€

Modelo icónico na marca francesa, o Renault 5 está de regresso numa versão elétrica, E-Tech, com comprimento exterior de 3,94 metros e um design inspirado no seu antecessor lançado originalmente em 1972.

O Renault 5 E-Tech é construído sobre a nova plataforma AmpR Small, com uma suspensão traseira multi-link emprestada do segmento acima. A versão de acesso, denominada evolution, está disponível a partir de 27 500 euros.

Esta proposta vem equipada com um motor elétrico com 120 cv (90 kW) de potência que está associado a uma bateria de 40 kWh, que anuncia uma autonomia de até 312 quilómetros em ciclo combinado WLTP, que, segundo a marca, está adaptada a uma utilização urbana e periurbana.

O compacto elétrico da marca francesa vem equipado com um carregador de bordo de 11 kW que permite recuperar entre 15% a 80% da capacidade da bateria em 2h37m. Para cargas em corrente contínua, esta versão de autonomia urbana aceita carregamentos com potências até 80 kW, sendo necessários apenas 30 minutos para recuperar entre 15% a 80% da sua capacidade. 

Motor elétrico - 120 cv; Bateria - 40 kWh; Autonomia WLTP - 312 km; Tempo carga - 4h30 (11 kW)