Segunda geração e-Power da Nissan melhora consumos

A Nissan desenvolveu a segunda geração do sistema e-Power para a Europa, que será estreado no Qashqai, prometendo uma melhoria na eficiência sem penalizar as prestações. A marca reivindica uma redução no consumo, anunciando uma média combinada de 4,5 l/100 km e uma autonomia de até 1200 km.

Com base na tecnologia do elétrico Leaf, a Nissan desenvolveu um sistema inovador, denominado e-Power, que permite a um automóvel de combustão ser conduzido como um elétrico.

Para o efeito é utilizado um motor a gasolina que tem a função de servir como gerador para produzir eletricidade, a qual é depois canalizada para o motor elétrico para que este possa mover as rodas, além de carregar uma bateria pequena bateria com capacidade de 2,1 kWh. Tal como sucede num veículo elétrico existe um sistema de travagem regenerativa que transforma a energia cinética em elétrica, a qual é armazenada na bateria.

A primeira geração do sistema e-Power foi lançada no Japão em 2017 e a segunda em 2020, mas só chegaria à Europa em 2022. Desde então já foram vendidos mais de 1,62 milhões de veículos e-Power em todo o mundo, incluindo 250 mil no Velho Continente.

Conceito 5 em 1

Apesar das qualidades do conceito, este sistema não estava isento de críticas e uma delas consistia num consumo de combustível bastante superior ao anunciado pelo fabricante. A Nissan reconheceu que era possível melhorar o sistema e desenvolveu uma segunda geração do e-Power para a Europa, com uma melhor eficiência energética, consumos mais baixos e uma melhor insonorização.

Para o efeito foi desenvolvida uma nova linha motriz modular mais compacta, denominada 5 e 1, que integra o motor elétrico, o gerador, o inversor, o redutor e o multiplicador (serve para aumentar o regime de rotação do motor) num conjunto leve e compacto.

A Nissan introduziu ainda um turbo novo e maior, também para melhorar a eficiência, permitindo uma redução de 200 rpm na rotação do motor em condução em autoestrada, contribuindo também para uma diminuição do nível do ruído.

A tecnologia de taxa variável de compressão da primeira geração foi considerada redundante devido às outras alterações no motor. A eficiência foi igualmente melhorada com a mudança para o óleo lubrificante 0W16, que reduz a fricção interna.

Em combinação com melhorias na calibração do motor e na insonorização, graças a um conjunto mais compacto, o sistema diminui o ruído e a vibração. A potência do sistema continua a ser de 190 cv (110 kW) e o binário de 311 Nm, podendo chegar no modo Sport aos 205 cv (151 kW) e aos 330 Nm.

Apesar de manter a mesma arquitetura de três cilindros, o bloco de 1,5 litros é totalmente novo e tem um curso mais longo, sendo agora dedicado na sua aplicação e-Power. O sistema adota o conceito proprietário de combustão STARC (Strong Tumble Appropriately Streched Robust Ignition Channel) da Nissan, que permitiu aumentar a eficiência térmica para 42% ao estabelecer a combustão nos cilindros, permitindo ao motor funcionar mais silenciosa e eficazmente a baixas velocidades.

Estreia no Qashqai

A nova geração do e-Power vai passar a estar disponível no Qashqai, sendo anunciado um consumo médio de 4,5 l/100 km em ciclo combinado WLTP, emissões de dióxido de carbono de 102 g/km e uma autonomia de até 1200 quilómetros. Segundo a Nissan, o consumo é inferior a alguns dos concorrentes do Qashqai, como o Renault Austral (4,7 l/100 km), Toyota Corolla Cross (5,0 l/100 km) ou Peugeot 3008 (5,3 l/100 km).

Já segundo o programa de testes da germânica ADAC, o consumo médio do Qashqai e-Power é de 5,4 l/100 km e a autonomia de até 1000 quilómetros.

Em termos comportamento dinâmico, o novo Qashqai e-Power consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos em modo Standard, que é o mesmo tempo do anterior, mas no Sport desce para os 7,6 segundos.

Primeira avaliação

Num percurso realizado nos arredores de Barcelona com veículos Qashqai equipados com as duas gerações do sistema e-Power foi possível comprovar a redução do consumo de combustível anunciado pela marca, em modos Eco e B que se cifrou em 1,8 l/100 km, com o computador de bordo do “novo” Qashqai a registar 5,1 l/100 km e do atual 6,9 l/100 km.

O ruído percecionado a bordo também é menor enquanto a nova unidade motriz também oferece um binário mais elevado a baixas rotações, com reflexo ao nível da aceleração e das recuperações. Os modos de condução Eco, B (maior intensidade do sistema de travagem regenerativa) e e-Pedal (condução só com pedal do acelerador) contribuem igualmente para a otimização da eficiência energética).

Esteticamente, o renovado Qashqai recebeu algumas pequenas atualizações, destacando-se as capas redesenhadas dos espelhos, os defletores dinâmicos junto aos pneus e a parte inferior do pára-choques com novo design.

O SUV compacto da Nissan também recebeu mais algumas novidades no campo tecnológico, incluindo o sistema de informação e comunicação Google, que possibilita o acesso ao Google Maps, Assistant e Play Store.

O novo Qashqai e-Power chega ao mercado nacional no último trimestre deste ano e os preços não deverão sofrer grandes alterações face ao atual.