Publicidade

Só não poderá comprá-la! Eis a primeira e única pick-up Rolls-Royce

Texto: Redação
Data: 24 de Janeiro, 2022

Ao cruzar um Rolls-Royce Silver Shadow com o chassis de uma carrinha Chevrolet, o diretor executivo da Central-Conversions-Inc, Jordan Wojciechowski criou, juntamente com o seu pai John, a primeira pick-up Rolls-Royce.

Liderada pelo norte-americano Jordan Wojciechowski, a empresa especializada em conversões de veículos das marcas Bentley e Rolls-Royce, Central-Conversions-Inc, sediada na Florida, EUA, decidiu misturar dois conceitos, à partida, em extremos opostos, para criar um veículo verdadeiramente desconcertante.

Apesar de estarem mais acostumados ao luxo britânico, do que às populares pick-up americanas, Jordan Wojciechowski e o seu pai John juntaram a secção dianteira e habitáculo de um Rolls-Royce Silver Shadow, a uma secção traseira de uma carrinha Chevrolet. Dando, assim, vida, à primeira pick-up Rolls-Royce!

Claramente um carro de trabalho, esta é a primeira pick-up na "história" da Rolls-Royce
Claramente um carro de trabalho, esta é a primeira pick-up na “história” da Rolls-Royce.
Foto: Central-Conversions-Inc Facebook

Utilizando como base uma plataforma feita à medida, pai e filho decidiram, igualmente, substituir o V8 6.2 litros proposto de série, por um V8 de um Chevrolet 350. Com uma transmissão GM TH400 de três velocidades a assumir a missão de enviar a potência às rodas, com a curiosidade extra da manete surgir na coluna de direcção, à imagem do que acontece no Silver Shadow.

LEIA TAMBÉM
Criação da Spofec. Quem disse que um Rolls-Royce não pode ter cara de mau?

No entanto e ainda sobre o motor, a ideia dos criadores deste veículo tão… inesperado, é não ficarem pelo “modesto” V8 350. Pelo contrário, o objectivo é substituir, no futuro, este motor, por um mais imponente LS V8 6.0 litros também de origem Chevrolet.

A nível estético, as imagens divulgadas fazem antever que, do Rolls-Royce Silver Shadow, apenas o habitáculo parece manter o aspecto de origem, já que, por exemplo, no exterior, as jantes com o emblema da Rolls-Royce foram adaptadas aos eixos da carrinha Chevrolet, ao mesmo tempo que, na parte traseira, foram colocados postes na plataforma traseira, de forma a facilitar o transporte de carros e de outros materiais.

O interior da pick-up Rolls-Royce
O interior da pick-up Rolls-Royce. Foto: Central-Conversions-Inc Facebook

Finalmente e embora assumindo não saberem qual a capacidade de transporte desta pick-up, tanto John, como o pai, revelam já a ter utilizado para mover um atrelado de 13 toneladas!

Aliás, questionados sobre a forma como surgiu a ideia de construir uma proposta como esta, os Wojciechowski revelam que a ideia surgiu numa brincadeira, que, após ser partilhada no Facebook, acabou tornando-se viral.

“Começou como uma brincadeira do meu pai que inventou uma forma de transportar vários modelos da marca britânica ao mesmo tempo… e finalmente tornou-se realidade”, comentou, em declarações ao norte-americano The Drive, Jordan Wojciechowski.

Várias interpretações do mesmo modelo Rolls-Royce Silver Shadow, by Central-Conversions-Inc
Várias interpretações do mesmo modelo Rolls-Royce Silver Shadow, by Central-Conversions-Inc. Foto: Central-Conversions-Inc Facebook