Robot-Polícia pode substituir agentes em várias tarefas (vídeo)

Texto: Filipe Bragança
Data: 23 Maio, 2019

O obectivo deste projecto é diminuir os confrontos entre polícias e condutores, evitando que os agentes tenham de colocar a sua vida em risco.

Cada vez mais os robots e a inteligência artificial fazem parte do nosso quotidiano. Não será de estranhar que dentro de poucos anos possamos ver essa tecnologia ir mais além em diversos sectores da nossa sociedade. Foi a pensar na robótica ao serviço dos cidadãos que Reuben Brewer, um investigador de robótica da ‘SRI International’ desenvolveu um robot polícia, pronto para auxilar as forças de segurança. A partir desta premissa nasceu o ‘GoBetween’, um ‘robocop’ que, como o próprio nome indica, tem a função primária de ser o intermediário entre a policia e os condutores quando estes são mandados parar.

O ‘rosto’ do ‘GoBetween’ é composto por duas câmaras, um altifalante, um microfone e um ecrã digital, onde os condutores podem ver a cara do agente em tempo-real. Caso se confirme uma contra-ordenação punível com multa, o ‘robocop’ não perde tempo e procede à impressão da mesma no local.

Em declarações ao ‘The Washington Post’, Brewer explicou que, no seu entender, as “pessoas são mais perigosas quando têm medo. Desta forma o objectivo é descartar essa variável da equação, para que se diminua o risco de um qualquer contacto físico que possa resultar em ferimentos”.

Até ao momento este modelo recebeu reacções diversas. Foi apresentado em quatro departamentos de polícia nos E.U.A. , mas ainda não obteve luz verde para um eventual teste em ambiente real.

 

Veja também:

Polícia do Texas ensina a ‘ficar na linha’
Honda Civic Type R na Polícia Australiana
Polícia quer poder desligar os carros autónomos nos EUA
Veja como funciona o reconhecimento facial dos carros da polícia

 

Fonte: ZDNet / The Washington Post

Partilhar