Numa altura em que as ligações entre a Porsche/Grupo Volkswagen e a Rimac são cada vez mais fortes, este é o confronto a que vale a pena assistir. Ainda para mais, tendo sido levado a cabo pelo fundador da marca croata de superdesportivos elétricos, que decidiu colocar frente-a-frente o ainda protótipo C_Two, com o Porsche Taycan Turbo S…
Última criação, ainda em fase de desenvolvimento, da companhia automóvel fundada por Mate Rimac, o C_Two – nome que, recorde-se, ainda não é o definitivo – é um hiperdesportivo 100% elétrico, que recorre a quatro motores elétricos, com quatro caixas de velocidade.
Proposta apresentada, pela primeira vez, no Salão Automóvel de Genebra de 2018 e que, ao contrário do que acontece com a maioria dos fabricante, Mate Rimac não se tem coibido de dar a conhecer, ainda nesta fase de pré-produção, o C_Two volta a agora a estar nas bocas dos fãs de hiperdesportivos, mercê de um teste feito pelos responsáveis da marca croata, num velho aeródromo desactivado. E que, envolvendo uma unidade com potência limitada a 85, 90% máximo, daquilo que será o valor disponibilizado na versão de produção do Rimac C_Two, a entregar aos clientes, foi colocada à prova, face a um adversário de (muito) respeito – o também elétrico Porsche Taycan Turbo S.
Já completamente homologado, o protótipo Rimac C_Two começou o dia com alguns testes de potência, protagonizando, por exemplo, uma aceleração em quarto de milha – cerca de 204 metros -, em apenas 8,95 segundos. Tendo, também, atingido, nessa curta distância, os 251,2 km/h.
Escalpelizado a fundo, o Rimac C_Two registou, ainda, uma aceleração dos 0 aos 96,5 km/h em, tão-só, 2,42 segundos, isto apesar de ser a primeira tentativa e o carro estar ainda com pneus frios.
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Após algumas passagens e já com todo o conjunto mais “quente”, nova tentativa no quarto de milha, em 8,94 segundos, com o ponteiro da velocidade a atingir os 249,7 km/h e a aceleração dos 0 aos 96,5 km/h a ocorrer em não mais que 2,33 segundos. Resultado que, pasme-se, Mate Rimac acabou qualificando de “bastante mau”, deixando no ar a certeza de que, quando totalmente pronto e afinado, este C_Two será um verdadeiro projéctil na aceleração!
Aliás, a sustentar esta certeza, surge a afirmação já feita pelo fundador da Rimac, defendendo que o novo hiperdesportivo terá de ser capaz de fazer esta mesma aceleração, em 1,85 segundos. Terminando, em seguida, numa velocidade máxima de 412 km/h.
Tudo isto, graças a uma potência combinada que a Rimac espera fixar nos 1.914 cv (1,408 kW) e a que se juntará um binário máximo de 2300 Nm.
Também com o objectivo de apimentar ainda mais as expectativas, Mate Rimac decidiu, depois de todas medições, voltar a sair para a pista improvisada, desta feita, para levar a cabo um confronto real, precisamente, com aquela que é uma das principais referências do mercado em termos de desportivos elétricos – o Porsche Taycan Turbo S.
Sendo que, no momento da verdade e mesmo com uma resposta algo lenta, da parte de Mate Rimac, ao sinal verde, o protótipo C_Two, ainda sem Launch Control e com a potência aquém daquilo que já foi anunciado para a versão de produção, acabou protagonizando um momento verdadeiramente impressionante e merecedor de ser visto com atenção!