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Renault conclui eletrificação de comerciais com Trafic E-Tech

Texto: Carlos Moura
Data: 20 de Outubro, 2022

Com o Trafic E-Tech, a Renault conclui a eletrificação de toda a sua oferta de comerciais ligeiros, iniciada com o Kangoo e prosseguiu com o Master. 

Ao contrário da Stellantis que optou por eletrificar em primeiro lugar a sua gama de comerciais de dimensões médias – Peugeot e-Expert, Citroën ë-Jumpy, Opel Vivaro-e e, mais recentemente, Fiat eScudo – a Renault adotou uma estratégia diferente.

Começou por lançar versões elétricas das gamas de dimensões compactas e grandes – Kangoo e Master, respetivamente, deixando para último a de dimensões médias.

Denominada Trafic E-Tech, estará disponível nos mesmos dois comprimentos de carroçaria variante de combustão – 5,08 m e 5,48 m – e também nas duas atura de tecto, de 1,97 e 2,50 metros.

Isto significa que o compartimento de carga oferece um volume útil entre os 5,8 e os 8,9 m3, enquanto a capacidade de carga pode chegar às 1,1 toneladas.

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A principal alteração consiste, naturalmente, do motor de combustão por uma linha motriz elétrica que combina uma motor elétrico de 90 kW (122 cv) e uma bateria com uma capacidade de 52 kWh, a qual possibilita uma autonomia de até 240 quilómetros em ciclo WLTP.  

Para recuperar a capacidade da bateria estarão disponíveis três tipos de carregadores: um carregador AC de 7 kW que lhe permite ser recarregada numa tomada doméstica; um carregador AC de 22 kW pensado para ser usado em postos públicos; um carregador opcional de 50 kW DC que permite carregar de 15 a 80% em 50 minutos.