Renault Rafale. Este design não é nada estranho

A Renault revelou o seu novo SUV-Coupé Rafale, cujo design não é nada estranho, fazendo lembrar algumas propostas da…Peugeot. Com 4,71 metros

A Renault revelou o seu novo SUV-Coupé Rafale, cujo design não é nada estranho, fazendo lembrar algumas propostas da…Peugeot. Com 4,71 metros de comprimento estará disponível apenas com motorizações híbridas.

O novo porta-estandarte da Renault é o Rafale, um SUV-Coupé de segmento D, cujo design exterior se assemelha ao do novo Peugeot 408, posicionado no topo do segmento abaixo. Este modelo é o primeiro a adotar por completo a mais recente linguagem de design da marca do losango, que foi orientada por Gilles Vidal, anterior diretor de design da…Peugeot.

O Renault Rafale partilha a plataforma CMF-CD com o Austral e o Espace, apresentando um comprimento exterior de 4,71 metros, uma largura de 1,86 metros, uma altura de 1,61 metros. Isto significa que é apenas 12 mm mais curto do que o Espace de sete lugares que tem a mesma distância entre-eixos de 2,74 metros.

A secção frontal apresenta luzes de circulação dianteira LED em forma de seta e grupos óticos em LED já vistos na Peugeot. O arco por baixo do capot é cinzelado e apresenta a nova grelha do radiador, bem como a assinatura luminosa estreada no Clio. 

O perfil é menos radical do que a secção dianteira, destacando-se os volumes suaves que combinados com as cores da carroçaria criam um contraste com as superfícies pretas facetadas e vincadamente geométricas.

A secção traseira carateriza-se pelas duas luzes bastante afastadas em forma de Y que parecem ser oriundas da Mitsubishi. Além disso, também existe um spoiler integrado na bagageira, juntamente com um pára-choques esguio que esconde as saídas de escape.

Apenas híbrido

O Renault Rafale será proposto exclusivamente com motorizações híbridas da tecnologia E-Tech. A versão de entrada combina um motor a gasolina de três cilindros e 1,2 litros com um motor elétrico, um gerador de arranque de alta tensão e uma bateria de iões de lítio com 2 kWh. A potência combinada é de 200 cv. A gestão do sistema é assegurado por uma caixa de velocidades multi-modo, que deriva da tecnologia da Fórmula 1. Para mais tarde está prometida uma versão de tração integral com 300 cv.

O habitáculo, por sua vez, recebeu uma forte inspiração de outros modelos recentes da marca como o Austral e o Espace, incluindo o painel de instrumentos digital de 12,3" e o ecrã tátil de 12".

Os assentos possuem reforços nas zonas laterais para melhor se adaptarem ao comportamento dinâmico do automóvel, garantindo um acrescido apoio lateral e longitudinal. Os estofos em Alcantara contribuem para manter o condutor na posição ideal, reforçam o caráter desportivo e são ecológicos (é o primeiro tecido Alcantara 61% reciclado). 

LEIA TAMBÉM
Novo Renault Espace. Agora assumidamente SUV

O Renault Rafale vai ser produzido na fábrica de Palencia, em Espanha, estando previsto o início da comercialização na Europa para a primavera de 2024. Além dos SUV-Coupé Peugeot 408 e Citroën C5X também procurará conquistar clientes ao Mercedes-Benz GLC Coupe, BMW X4 e Audi Q5 Sportback.