Renault Arkana R.S. Line E-Tech Hybrid. Tecnologia reforça prazer de condução

Texto: Carlos Moura
Data: 12 de Novembro, 2021

Com uma oferta híbrida inédita no segmento dos SUV-Coupé e um nível de equipamento R.S. Line, que combina elegância com espírito desportivo, o Renault Arkana E-Tech Hybrid procura ocupar de destaque num mercado dos SUV em rápido crescimento. Argumentos não lhe faltam, destacando-se o interior espaçoso e funcional, o equipamento completo e uma surpreendente eficiência energética.

Com o objetivo de reduzir as emissões da CO2 em toda a sua gama e beneficiando da experiência acumulada na área da mobilidade elétrica, a Renault tem vindo a eletrificar alguns dos seus modelos com soluções híbridas “puras” ou híbridas plug-in, denominadas E-Tech.

Após a introdução do Clio E-Tech Híbrido, do Captur E-Tech Híbrido Plug-In, do Mégane E-Tech Híbrido Plug-In e do Megane Sport Tourer E-Tech Hibrido Plug-In, a marca francesa também decidiu propor uma versão híbrida do novo SUV-Coupé Arkana, que ficou disponível logo na altura do lançamento deste modelo.

O novo Arkana é o quarto modelo da gama Renault (depois do Clio, do Captur e novo Mégane) a oferecer a versão RS Line, inspirada no ADN da Renault Sport e no icónico Mégane RS, uma fórmula que consegue combinar elegância com espírito desportivo.

O design mais ousado da versão R.S. Line, correspondente à unidade ensaiada, para além de contemplar uma cor exclusiva laranja, que não passa despercebida, conta ainda com uma lâmina aerodinâmica inspirada no universo da Fórmula 1.

As inserções vermelhas no pára-choques e as jantes sombreadas são exclusivas da versão R.S. Line, assim como as duas ponteiras de escape, a que se juntam muitos outros detalhes específicos.   

INTERIOR

A longa distância entre-eixos de 2,72 metros permitiu à Renault disponibilizar um habitáculo bastante funcional e amplo, especialmente atrás, onde existe um espaço para as pernas de 211 milímetros, o maior do segmento.

A bagageira é igualmente bastante generosa, oferecendo uma capacidade de 480 litros nesta versão E-Tech Hybrid  com todos os assentos na posição normal, podendo ser ampliada até aos 1263 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

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O nível de equipamento apresenta várias caraterísticas distintas, destacando-se o acabamento tipo carbono no painel de bordo e revestimento das portas, bem como uma faixa vermelha que percorre a parte superior do painel de bordo. Igualmente específicos desta versão são os pedais em alumínio, os bancos em couro alcântara, com regulação elétrica e aquecidos.   

Espaços para arrumação não faltam no interior do Arkana, destacando-se as bolsas generosas nas portas, dois porta-copos, um compartimento por baixo do apoio de braços dianteiro e um prático compartimento à frente do seletor da transmissão que pode ser usados para colocar um telemóvel ou uma carteira.

MECÂNICA

Todos os motores que equipam o Arkana beneficiam da mais avançada tecnologia híbrida para garantir um baixo consumo de combustível e reduzidas emissões. Neste capítulo, o SUV-Coupé da Renault distingue-se por oferecer uma oferta única no segmento, assente no motor E-Tech Hybrid que desenvolve uma potência combinada de 145 cv e um binário de 148 Nm.

Este propulsor é baseado na arquitetura “paralela / série”, que tem a vantagem de disponibilizar o máximo de combinações possíveis entre o motor de combustão e o motor elétrico e, desta forma, maximizar a redução de emissões de dióxido de carbono.

O sistema é constituído pelo motor a gasolina de 1598 cc de 94 cv – devidamente adaptado para a tecnologia híbrida -, dois motores elétricos (um elétrico de 49 cv e um motor / gerador de alta voltagem de 20 cv), alimentados por uma bateria de iões de lítio com capacidade de 1,2 kWh, localizada por baixo da bagageira. A evoluída caixa de velocidades multi-modos sem embraiagem e sincronizadores, desenvolvida com base na experiência adquirida pela Renault na Fórmula 1, completa o sistema híbrido.

Como estamos perante um híbrido não recarregável externamente (HEV) e não de um PHEV (Plug-In) não são disponibilizados dados relativos à autonomia em modo elétrico, mas a Renault assegura que mais de 80% dos percursos citadinos podem ser cumpridos em modo elétrico, mantendo-se ativo este programa até aos 75 km/h.

TECNOLOGIA

A tecnologia do Arkana não se resume apenas aos motores, estendendo-se a outras áreas como a instrumentação digital num painel com dez polegadas e inclui o sistema Multi-Sense, o qual possibilita a configuração da dinâmica e do ambiente a bordo.

Na consola central está presente um outro ecrã digital, mas de 9,3 polegadas e numa configuração vertical, que permite aceder às funcionalidades do sistema multimedia Easy Link, incluindo navegação, sendo compatível com Android Auto e Apple CarPlay, contando com ligações Bluetooth e entradas USB.

Além disso, está igualmente disponível um carregador de smartphone por indução. A marca francesa refere mesmo que o Arkana é um dos recordistas do segmento em termos de maior superfície de painéis digitais.

A adoção da moderna plataforma CMF-B permitiu a introdução de avançadas tecnologias de assistência à condução e o Arkana não se faz rogado neste capítulo. O SUV-coupé da marca francesa vem equipado, de série, com o alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito, comutação automática das luzes de estrada / cruzamento, regulador e limitador de velocidade, sistema de travagem à travagem de emergência com deteção de peões e ciclistas, sistema de assistência na transposição involuntária de via ou o alerta de ângulo morto.

Para compensar a perda de visibilidade traseira devido ao formato coupé da carroçaria, o Arkana vem equipado com câmara de marcha-atrás e sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro. A dotação de série inclui ainda os retrovisores exteriores reguláveis e rebatíveis eletricamente com sistema de desembaciamento, travão de estacionamento elétrico.

AO VOLANTE

Encontrar uma posição de condução confortável no Arkana é bastante fácil, graças às múltiplas possibilidades de regulação elétricas do banco e do volante. A posição ao volante condução não é tão elevada como num SUV, mas é mais alta do que numa berlina.

A combinação do motor 1.6 E-Tech de 145 cv com a caixa multimodo de oito velocidades permite oferecer um comportamento dinâmico agradável, quer em termos de acelerações, quer de recuperações.

Deslocando o seletor da transmissão para a posição B obtém-se uma maior capacidade de recuperação de energia durante as desacelerações e travagens, e mais quilómetros de condução elétrica. O consumo de combustível é outra agradável surpresa com o computador de bordo a indicar uma média combinada de 5,2 l/100 km, valor pouco superior aos 4,9 l/100 km. Nestes tempos de elevado preço dos combustíveis não deixa de ser um ponto a favor do Arkana.

Em termos dinâmicos, as alterações estruturais efetuadas pelos engenheiros da Renault na arquitetura do eixo traseiro vieram garantir uma maior estabilidade quando se curva mais depressa. A eficiência do chassis é ainda otimizada por uma direção direta e precisa, proporcionando uma elevada agilidade nos trajetos mais sinuosos.O movimento lateral da carroçaria é contido, graças a uma boa afinação do amortecimento. O sistema de travagem, constituído por discos ventilados à frente e maciços atrás, revelou-se potente e eficaz.

Os sistemas de assistência à condução, designadamente do regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro, são simples e intuitivos de usar, graças aos comandos existentes no volante multifunções.   

VEREDICTO

Com um preço de venda ao público a partir de 38.400 euros, uma imagem mais desportiva, um amplo espaço para ocupantes e bagagens, um nível de equipamento bastante completo e um consumo de combustível bastante interessante, o Renault Arkana R.S. Line E-Tech Hybrid apresenta-se como uma proposta atrativa para quem procura um SUV de segmento C com uma boa relação custo / benefício.

 

Gostámos Gostámos

Consumo combustível

O sistema híbrido do Arkana revelou-se bastante eficiente, designadamente o sistema de regeneração de energia nas travagens e desacelerações. Como consequência, a pequena bateria vai carregando e o consumo não foge muito ao anunciado.

Capacidade bagageira

Apesar de ter perdido alguma capacidade em relação à versão mild-hybrid, a bagageira do Arkana E-Tech Hybrid ainda oferece uns generosos 480 litros com os bancos traseiros na posição normal. Estes últimos podem ser rebatidos numa configuração 1/3 e 2/3.

ADN desportivo

Inspirada no ADN da Renault Sport e no icónico Mégane RS, a versão R.S. Line combina elegância com espírito desportivo, destacando-se um design mais ousado, uma cor laranja exclusiva e detalhes exclusivos no pára-choques, nas jantes ou no escape

Não Gostámos Não Gostámos

Visibilidade traseira

O formato da carroçaria do tipo coupé, do óculo traseiro e os grossos pilares prejudicam a visibilidade, designadamente nas manobras de estacionamento. Esse constrangimento foi ultrapassado com a câmara de marcha-atrás e os sensores, que são de série.

Sem autonomia elétrica

Por se tratar de um híbrido “convencional” não é disponibilizado qualquer valor relativo à autonomia em modo elétrico do Arkana E-Tech Hybrid. O único dado visível no painel de instrumentos é transmitido pelo gráfico do indicador de capacidade da bateria.

Pneu substituição

Num SUV será conveniente ter um pneu de substituição, sobretudo se o veículo circular em maus pisos. No Arkana, ainda está disponível um pneumático de pequenas dimensões, mas integra a lista de opcionais e custa 170 euros.


Renault Arkana R.S. Line E-Tech Hybrid

Preço 38.400

Motor Gasolina, 1598 cc
Potência combinada 145 cv às 5600 rpm
Binário 148 Nm às 3600 rpm
Transmissão EDC, 8 vel.
Peso 1510 kg
Comp./Larg./Alt. 4,57/1,82/1,58 m
Dist. entre eixos 2,72 m
Mala 480 – 1263 l
Desempenho 10,8 0-100 km/h; 172 km/h Vel. Máx.
Consumo 4,9 (5,2) l/100 km
Emissões CO2 113 g/Km

Equipamento
Série: Faróis 100% LED, jantes em liga leve de 18 polegadas, estofos em tecido TEP preto, volante e punho da alavanca da caixa de velocidades em couro, sistema multimédia EASY LINK com base num ecrã tátil vertical de 9,3 polegadas com navegação (compatível com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB), painel de instrumentos de 10 polegadas, sistema Multi-Sense (compatível com Android Auto e Apple CarPlay -Bluetooth), ar condicionado automático e purificador de ar, câmara de marcha-atrás, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, comutação automática das luzes de estrada/cruzamento, retrovisores exteriores reguláveis e rebatíveis eletricamente com sistema de desembaciamento, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro, sistema de assistência à travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas, o sistema de assistência na transposição involuntária de via, alerta de ângulo morto, alerta de obstáculo traseiro, regulador de velocidade adaptativo e limitador de velocidade, alerta de obstáculo lateral e para o Easy Park Assist (estacionamento mãos livres).