O portal francês L’Argus afirma que o problema no inversor poderá afetar um total de 15 722 unidades do Renault 5 e Alpine A290, fabricados em Douai entre 1 de setembro e 23 de dezembro de 2024, isto é, quase todos aqueles que foram entregues até agora. Os clientes irão ser informados por correio eletrónico ou através da aplicação ‘My Renault”.
Fonte oficial da Renault referiu ao portal L’Argus que não se trata de uma chamada à oficina (‘recall’), mas de uma “operação técnica especial”.
Segundo o portal francês, “alguns” proprietários dos referidos veículos receberam uma mensagem de alerta através “app”, mencionando a “deteção de uma possível anomalia no veículo”. Aos clientes era pedido que marcassem uma visita a um concessionário “para a realização de uma verificação gratuita e, se necessário, o trabalho necessário.
O problema é provavelmente causado pelo inversor, que transforma a corrente contínua da bateria em corrente alterna para o motor elétrico. Aquele componente é crucial para o funcionamento e eficiência da linha motriz elétrica.