Renault 5 E-Tech e Alpine A290 vêm com problemas no inversor

Quase todos os Renault 5 e Alpine A290 entregues em França já tiveram de fazer uma visita à oficina devido, alegadamente, a um problema com o inversor, que pode impedir o arranque dos carros.

O portal francês L’Argus afirma que o problema no inversor poderá afetar um total de 15 722 unidades do Renault 5 e Alpine A290, fabricados em Douai entre 1 de setembro e 23 de dezembro de 2024, isto é, quase todos aqueles que foram entregues até agora. Os clientes irão ser informados por correio eletrónico ou através da aplicação ‘My Renault”.

Fonte oficial da Renault referiu ao portal L’Argus que não se trata de uma chamada à oficina (‘recall’), mas de uma “operação técnica especial”.

Segundo o portal francês, “alguns” proprietários dos referidos veículos receberam uma mensagem de alerta através “app”, mencionando a “deteção de uma possível anomalia no veículo”. Aos clientes era pedido que marcassem uma visita a um concessionário “para a realização de uma verificação gratuita e, se necessário, o trabalho necessário.

O problema é provavelmente causado pelo inversor, que transforma a corrente contínua da bateria em corrente alterna para o motor elétrico. Aquele componente é crucial para o funcionamento e eficiência da linha motriz elétrica.

A Renault instalou o inversor juntamente com outros componentes como a refrigeração, controlo eletrónico e conversor de energia para os subsistemas numa denominada “caixa de potência”, sendo esta última a responsável pela anomalia, que provavelmente é causada pelos problemas no inversor. 

Aparentemente, a anomalia ainda não causou danos. Os problemas no arranque devem-se a “modos inapropriados de monitorização”, o que significa que as oficinas podem simplesmente reprogramar a unidade de controlo do inversor, operação que, segundo a marca, deve demorar cerca de 30 minutos.

Mas os problemas com o “Carro do Ano de 2025” não acabam aqui. Nalguns casos, a humidade pode penetrar o indicador de nível de carga da bateria instalado no capot. Segundo o L´Argus, alguns proprietários queixaram-se de vidro embaciado no interior. A Renault também confirmou esta questão ao portal francês, dizendo que se tratam de “alguns casos raros”.

Os proprietários afetados deverão contactar uma oficina autorizada, que depois irá inspecionar o veículo.