Publicidade

Range Rover Velar. Atualização ligeira e PHEV com mais autonomia

Texto: Carlos Moura
Data: 3 de Fevereiro, 2023

O Range Rover Velar P400e tem uma autonomia até 64 quilómetros em modo elétrico e está preparado para carregamentos rápidos. A nova atualização do SUV da Land Rover inclui umas alterações subtis na imagem exterior e mais extensas no habitáculo. Preços para Portugal já conhecidos. 

A Land Rover renovou o Range Rover Velar, com uma alteração subtil no estilo e a introdução de mais tecnologia. Enquanto as alterações exteriores são difíceis de detetar, o mesmo não sucede no interior, onde são mais profundas. Por outro lado, a versão híbrida plug-in (PHEV) recebeu uma bateria com maior capacidade, o que se traduz num acréscimo de autonomia em modo elétrico.

Lançado em 2017 e renovado em 2020, o Ranger Rover Velar apresenta uma imagem que continua atual pelo que os designers da Land Rover se limitaram a fazer algumas alterações de pormenor. Entre as novidades destaque para o grafismo revisto dos faróis Pixel LED, o padrão da grelha inspirado pelo novo Range Rover, as luzes traseiras “super LED e um difusor diferente no pára-choques anterior.

Mais significativas são as mudanças no habitáculo, já que o ecrã tátil duplo do atual Velar foi substituído por um novo e mais limpo que se encontra consola central. O elemento principal é um novo ecrã tátil curvo de 11,4” que agora integra todas as funções, incluindo o controlo da climatização. Além disso, o Velar deixou de ter comandos físicos, exceto os montados no volante. 

Segundo a Land Rover, 80% das tarefas podem ser executadas com dois toques no ecrã principal. O sistema é compatível com atualizações remotas (over-the-air), trazendo melhorias ao sistema de infoentretenimento Pivi Pro7, à navegação, ao diagnóstico de bordo, ao chassis e linha motriz.

Nova bateria para P400e

A versão híbrida plug-in P400e recebeu uma nova bateria de iões de lítio com 19,2 kWh em substituição da de 13,6 kWh, permitindo aumentar a autonomia elétrica em 11 quilómetros para 64 quilómetros em ciclo WLTP. A nova bateria também é compatível com carregamentos em corrente contínua, recuperando entre 0 aos 80% da sua capacidade em 30 minutos num posto de 50 kW. Num posto de 7 kW em corrente alterna, a carga completa demora 2,5 horas.

LEIA TAMBÉM
Range Rover P440e dececiona no teste do alce

As restantes motorizações a gasolina e a gasóleo não sofreram alterações, estando a maioria delas associadas a um sistema micro-híbrido de 48V e todas a uma caixa automática de oito velocidades que transmite a potência pelas quatro rodas. O novo Range Rover Velar já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 85.669 euros. A nova versão P400e está disponível a partir de 101.412 euros.