Quando uma frota de 11 Ferraris foi descoberta no Texas

Ninguém gosta de ver máquinas abandonadas e a apodrecer num descampado, mas foi exatamente isso que aconteceu a 11 Ferraris no Texas, Estados Unidos da América. Felizmente, há histórias que têm finais felizes.

Uma descoberta surpreendente chamou à atenção de vários petrolheads e entusiastas da marca de Maranello no Texas, nos Estados Unidos da América: 11 Ferrari clássicos, totalmente expostos aos elementos e ao passar do tempo.

Entre os veículos identificados, estavam modelos como o Ferrari 308, 328, 348, 400i e Mondial. Veículos que, apesar do estado de conservação, tinham o seu devido valor já na altura.

Segundo os nossos colegas da Luxurylaunches, citando como fonte um especialista em Ferraris no fórum online Ferrari Chat, a história deste achado remonta até há mais de 20 anos, quando os carros ainda faziam parte de uma coleção de um advogado abastado, cuja identidade não foi revelada.

Do luxo ao… descampado

A coleção começou por ser diversificada e o espólio incluía modelos como Chevrolet Corvettes - não como este -, Porsches e Lamborghinis, até que o colecionador decidiu fazer a conversão para apenas modelos Cavallino Rampante.

Tal como menciona a publicação, o futuro da coleção tornou-se incerto quando o proprietário adoeceu e os carros foram enviados para o armazém de um conhecido. No entanto, seguiram-se disputas relativas a pagamentos, e a coleção acabou abandonada num terreno baldio, com o estado de conservação dos carros a deteriorar-se.

O proprietário original ainda tentou vender toda a coleção como um lote, por um valor pedido superior a 100 mil dólares. Contudo, na altura, não era um bom negócio, pois o custo de restauro de apenas um veículo aproximava-se do valor pedido pelo lote completo.

Afinal, ainda há finais felizes

Mais tarde, o proprietário original acabou por falecer e, na sequência de disputas legais sobre o seu património e heranças, o lote de Ferraris clássicos acabou por ser dividido dividido e os veículos foram enviados para serem restaurados individualmente.

A Luxurylaunches dá conta de alguns destes carros surgirem em leilões ao longo dos anos, depois de totalmente restaurados.

É provável que, atualmente, muitos destes veículos estejam guardados numa garagem climatizada, ou até só saiam para o esporádico passeio de fim-de-semana. Mas, uma coisa é certa: é preferível tudo isso a estarem abandonados e a apodrecer.