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Prosegur renova frota blindada com veículos híbridos e elétricos

Texto: Carlos Moura
Data: 7 de Outubro, 2020

Para reduzir as emissões diretas de dióxido de carbono da sua frota blindada em 1,5% até final do ano, a Prosegur decidiu apostar em viaturas híbridas e elétricas. As primeiras unidades já foram integradas em Espanha e na Alemanha. Segue-se Portugal.

A Prosegur Cash está a eletrificar a sua frota de viaturas blindada, dando sequência ao seu programa de sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental da sua atividade.

Entre as preocupações da empresa destacam-se a redução do consumo de combustível e das emissões de gases com efeito de estufa, para além do consumo de eletricidade, papel e plásticos.

No domínio dos veículos, a estratégia passa por uma redução das emissões da frota blindada em 1,5% até final do ano. Até ao final do ano, uma das apostas passa pelo plano de hibridização e eletrificação da frota.

Para a operação em Espanha, a empresa incorporou, pela primeira vez, 12 novos camiões ligeiros blindados que irão prestar serviço em Madrid e Barcelona.

Os veículos foram transformados a partir do Fuso Canter Eco Hybrid e estão equipados com um motor de combustão Euro 6 de 110 cv e um motor elétrico de 40 kW.

Este camião de 7,5 toneladas de peso bruto possui ainda uma bateria com uma capacidade de 2 kWh, que armazena a energia obtida nas fases de desaceleração e travagem.

Este sistema híbrido permite reduzir as emissões de dióxido de carbono em quase 25%, graças a uma diminuição de 23% no consumo de combustível.

MAN eTGE blindado na Alemanha

Na Alemanha, a Prosegur introduziu o primeiro veículo blindado elétrico do mundo, transformado pela empresa STOOF International com base no furgão MAN eTGE. O transformador teve de enfrentar o desafio de utilizar materiais extremamente leves, mas resistentes.

O MAN TGE 3.140 E pode transportar até três pessoas e já com o revestimento blindado pesa em vazio cerca de 3150 kg.

A Prosegur possui uma frota de 900 veículos na Alemanha que se destinam ao transporte de valores, que em longas distâncias ou em áreas urbanas. Em cidade, os veículos percorrem distâncias curtas, entre a 60 a 70 quilómetros por dia.

Com uma autonomia de 115 quilómetros de acordo com o ciclo WLTP em condições reais, a autonomia do MAN eTGE é mais do que suficiente.

Durante o trânsito urbano, o condutor pode aproveitar ao máximo as vantagens das extensas caraterísticas de segurança do MAN eTGE.

O veículo dispõe de assistência ao estacionamento com proteção lateral, câmara traseira, sistema de controlo de velocidade, sistema de monitorização periférica com função de travagem de emergência, assistência à travagem de emergência e luzes LED.

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A empresa de valores colocou em testes o MAN eTGE blindado. Um desafio que terá de enfrentar é o da carga útil, uma vez que a capacidade foi restringida devido ao revestimento de segurança utilizado pela indústria do transporte de valores.

Compromisso de proteção ambiental

Portugal será o próximo mercado em que os novos veículos serão introduzidos. “A novação e a sustentabilidade são prioridades para a empresa e como tal, estamos empenhados em novas soluções que contribuam para transformar o setor dos transportes e logística de valores”, afirma Miguel Raposo Rodrigues, Diretor de operações da Prosegur Cash da Península Ibérica.

“Com a incorporação destas alternativas mais ecológicas na nossa frota de veículos, não só participamos ativamente na realização dos objetivos de sustentabilidade estabelecidos pela ONU, como também reafirmamos o nosso compromisso e responsabilidade para com a proteção ambiental”.