Proprietário de Volvo EX90 processa marca por falhas de software

Problemas graves de software motivaram um cliente a processar a marca sueca. No centro do caso está um Volvo EX90.

Um empresário canadiano está a processar a Volvo Canadá, alegando problemas graves de software no seu Volvo EX90.

O empresário chama-se Vicken Kanadjian e afirma ser cliente da marca sueca desde 2019, altura em que comprou um XC90 R Design e diz ter tido uma experiência bastante positiva. 

Com base nessa confiança, decidiu vender o seu carro e optar pelo novo modelo de topo da marca sueca: o EX90. No entanto, a sua relação com este SUV começou da pior forma ainda antes da entrega.

Primeiros contratempos

Segundo Kanadjian, o primeiro contratempo surgiu quando o concessionário encomendou a configuração errada para o seu EX90, omitindo opcionais que ele próprio tinha selecionado online.

A situação agravou-se com sucessivos adiamentos na previsão de entrega, inicialmente marcada para Setembro de 2024 e progressivamente adiada para Fevereiro de 2025.

Para evitar mais demoras, o empresário optou por uma configuração diferente, mas também esse acabou por chegar atrasado. O seu SUV foi finalmente entregue em Março deste ano, no entanto, apenas três dias depois da entrega, os verdadeiros problemas surgiram.

O início dos problemas

De acordo com o empresário, o primeiro problema surgiu com as chaves (etiqueta, cartões e chave digital). Estas deixaram de funcionar, sendo necessário recorrer à app da Volvo para abrir o veículo.

No entanto, após uma nova atualização de software instalada no mês seguinte, a situação piorou: “O ecrã central deixou de funcionar, houve falhas recorrentes no fecho/abertura das portas, o travão de emergência foi ativado devido a um erro do sistema e o ar condicionado e ventilação ficaram inoperacionais durante uma semana”, afirmou.

Paragem de emergência na autoestrada foi o ponto de rutura

De todas as ocorrências, o empresário canadiano destaca a falha onde o veículo apresentou a mensagem “Falha de Comunicação do Sistema” e obrigou a uma paragem urgente numa autoestrada em Montreal.

Para Kanadjian, esta falha crítica pôs a sua segurança em risco. E, de acordo com o mesmo, após semanas de contacto com o concessionário e com a Volvo Cars Canadá, a marca recusou substituir ou recomprar o veículo.

Tentativas de resolução seguidas por processo judicial

Perante a recusa da marca, Kanadjian criou o site MyVolvoEX90.com, onde documenta toda a sua experiência, e avançou com um processo judicial no Tribunal Superior do Québec, no Canadá.

No processo, o empresário exige o reembolso do valor pago pelo veículo (o equivalente a aproximadamente 92 mil euros) e indemnizações adicionais.

Além disso, também relata ter apresentado queixa junto da Transport Canada (o ministério federal responsável por regular e supervisionar os transportes no Canadá), onde denunciou falhas de segurança que considera serem potencialmente graves.

Reação ao processo judicial

Em fóruns online como o Reddit, outros proprietários do EX90 também reportam problemas semelhantes, desde falhas no sistema de ar condicionado, chaves digitais inoperacionais a erros no sistema de infoentretenimento.

Ainda assim, também há relatos que reportam exatamente o oposto, com experiências positivas e até a resolução dos mesmos problemas após as últimas atualizações de software.

“É um carro incrivelmente confortável de conduzir, o ar condicionado funciona bem e após a atualização 1.3.18 não tenho mais alertas falsos”, escreveu o utilizador "Vegetable-Ebb-9634", no Reddit.

Outro utilizador, com o nome "Terrible_Event565", acrescentou: “Acabei de fazer uma viagem de 8 horas e 400 milhas (cerca de 640 km) no meu hoje. Apenas uma paragem de 15 minutos para carregar, interior silencioso, bancos com massagem, zero problemas. No mês passado concluímos uma viagem prolongada de 2000 milhas (cerca de 3200 km) com a mesma experiência (…)”.