Sensor Lidar como o do Volvo EX90 pode danificar smartphones

Um vídeo divulgado no Reddit mostra o sensor Lidar de um Volvo EX90 a danificar a câmara de um smartphone durante a filmagem. Saiba como evitar danos ao filmar veículos com este tipo de sensores.

Um vídeo viral partilhado no Reddit deu a conhecer um risco inesperado associado à tecnologia LIDAR: o de dano físico nas câmaras de smartphones.

A filmagem, partilhada pelo utilizador "Jeguetelli" no subreddit "r/Volvo", mostra o momento em que o sensor Lidar de um Volvo EX90 danifica a câmara do smartphone utilizado para gravar o vídeo.

A tecnologia LIDAR – abreviatura de "Light detection and ranging" – está cada vez mais presente nos automóveis modernos, prometendo reforçar a segurança na condução com uma leitura precisa do ambiente envolvente.

A forma como funciona é simples: dispara impulsos de luz laser infravermelhos e mede o tempo que demora a atingir os objetos ao seu redor e a regressar, o que permite criar mapas tridimensionais do ambiente circundante.

O problema está nos lasers em questão. Embora seguros para o olho humano e em conformidade com as normas regulamentares, não são tão seguros para os sensíveis chips CMOS (sensores) presentes nas câmaras dos smartphones.

Lente de zoom está em maior risco

Quando se amplia a imagem para captar uma fotografia ou vídeo, os telemóveis atuais mudam da lente principal grande angular para a de teleobjetiva, que apresenta uma ótica mais apertada e sensível à luz concentrada.

E é exatamente isso que acontece no vídeo: Ao fazer zoom sobre o sensor LIDAR, os píxeis da imagem começam a apresentar defeitos, como se estivessem a ser queimados. Quando o zoom é retirado, a lente principal já não apresenta os mesmos danos.

As lentes principais (de grande angular) também podem ser danificadas pelos sistemas LIDAR. Contudo, desde que se mantenha alguns metros de distância do mesmo para tirar fotografias ou gravar vídeos, é menos provável que sejam causados danos.

Concluindo, se estiver a filmar ou fotografar um automóvel equipado com um sensor LIDAR, evite fazer zoom diretamente no sensor, sobretudo debaixo de luz solar intensa, que é onde o sistema funciona com maior intensidade.