Mobieco

Publicidade

É o adeus à combustão. Porsche prepara fim do Macan a gasolina

Texto: Francisco Cruz
Data: 21 de Setembro, 2021

Com a versão elétrica a caminho, já para 2022, a Porsche terá já tomado a decisão de colocar um ponto final na versão a gasolina do Macan. Também aqui, devido a questões de emissões, ainda que não no imediato…

A decisão da Porsche foi, de resto, revelada, pelo responsável pela produção de novos produtos da marca de Züffenhausen, Sebastian Staiger, em entrevista à Autocar. Acrescentando que, o Macan com motor de combustão a gasolina, deverá, muito provavelmente, ser descontinuado, dentro de cerca de três anos.

Embora, hoje em dia, um dos modelos de maior sucesso na oferta da marca alemã, com um total de 3.618 unidades entregues a clientes, número só suplantado pelos resultados do Cayenne, com uma estonteante marca de 44.050 unidades vendidas, a realidade é que, o Macan, “sofre” do mesmo problema de muitos outros modelos – as restrições impostas pelos novos regulamentos relativos a emissões.

Um dos renderings já surgidos daquele que será o futuro Porsche Macan EV
Um dos renderings já surgidos daquele que será o futuro Porsche Macan EV

Assim e com a versão elétrica esperada para 2022, foi o próprio Staiger a assumir que já não faltará muito para o desaparecimento do Macan com motores de combustão.

“Embora, até ao dia de hoje, ainda não tenha sido tomada uma decisão final, já assumimos que 2024 será o último ano” do Macan a gasolina, afirmou o mesmo responsável. Reconhecendo que, tal como a restante legislação, também “as leis relacionadas com as emissões, acabam sendo um factor limitador” na vida dos modelos.

LEIA TAMBÉM
Chega em 2023. Porsche Macan 100% elétrico inicia testes em estrada

Quanto ao Macan 100% elétrico, as previsões são de que possa ser revelado durante o próximo ano, em data ainda a definir, tudo apontando para que entre em comercialização já em 2023.

Recordar que o modelo será o primeiro, dentro do Volkswagen Group, a surgir com a nova arquitectura Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto pela Porsche e pela Audi. A qual, diga-se, prepara, igualmente e por sua vez, um Q6 e-tron, com base nessa mesma plataforma. Cuja apresentação deverá ter lugar também em 2022.