A Porsche acaba de expandir a sua oferta híbrida plug-in na gama Cayenne, com o lançamento da versão S E-Hybrid. Proposta que, além dos 519 cv de potência combinada, garante ainda uma autonomia elétrica para 90 quilómetros, com preços de aquisição a partir dos 127 mil euros.
Terceira motorização híbrida plug-in à disposição no SUV maior da Porsche, que, em termos de gama, vai posicionar-se entre o E-Hybrid e o Turbo E-Hybrid, este novo Cayenne S E-Hybrid procura destacar-se, desde logo, pelo equilíbrio entre a utilização diária e a performance.
Disponível tanto na carroçaria SUV, como na variante Coupé, o modelo tem na base um V6 turbo de três litros atualizado, a debitar 353 cv de potência, mas que a adição de um motor elétrico com 176 cv faz disparar a potência total e combinada, para os 519 cv. Isto, com um binário máximo de 750 Nm.
Com estes números, a nova versão acaba ganhando não somente uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos, como também uma velocidade máxima anunciada de 263 km/h.
Com suspensão pneumática adaptativa de série
A somar a estas prestações e já no capítulo da eficácia dinâmica, sem, contudo, prejudicar o conforto, uma suspensão pneumática adaptativa que é aqui disponibilizada de série, e que surge apoiada numa inovadora tecnologia de duas câmaras e duas válvulas, para melhor desempenho. Enquanto, no domínio da propulsão, a opção por um sistema híbrido acaba permitindo uma utilização em modo exclusivamente elétrico, por cerca de 90 quilómetros.
LEIA TAMBÉM
Porsche Cayenne E-hybrid. Maior autonomia para a terceira geração
Também a ajudar a esta meta, uma bateria com 25,9 kWh de capacidade, que um novo carregador de bordo AC permite recarregar, totalmente, em menos de duas horas e meia. Isto, numa tomada com uma capacidade de carga de até 11 kW.
Equipamento recheado
Passando aos aspectos estéticos, a aplicação das mesmas soluções estilísticas que marcam a presente gama Cayenne, nomeadamente, as jantes específicas de 20 polegadas e sistema de escape com duas ponteiras duplas em aço inoxidável escovado, além de e no caso específico da variante SUV, a aplicação de um pacote exterior em Prata. Já o Coupé, "prefere" um pacote em Preto.
Independentemente do tipo de carroçaria, a garantia, ainda, da presença de faróis LED Matrix, que, opcionalmente, podem ser trocados pela mais evoluída tecnologia LED HD Matrix.
Já no habitáculo, bancos elétricos de oito vias, Pacote Sport Chrono com seletor de modos de condução no volante, pedais em aço inoxidável, bem como o Pacote de Interior em Diamar e Prata sombra. Sendo que, o condutor poderá usufruir ainda de funções adicionais na aplicação My Porsche, incluindo novas funções no Apple CarPlay.
Opcionalmente, o Cayenne S E-Hybrid também pode receber um novo ecrã para o passageiro da frente, com a função de vídeo, assim como o novo sistema de qualidade de ar, concebido para filtrar partículas e substâncias perigosas.
Para entrega em novembro
Já disponível para encomenda em Portugal, o novo Porsche Cayenne S E-Hybrid apresenta como preços de entrada os 127.381 euros, no caso da versão SUV, e 131.686 euros, o Coupé.
Quanto à entrega das primeiras unidades, está prevista iniciar-se em novembro de 2023.