Publicidade

Será? Porsche pode estar a preparar um sucessor do 911 GT1

Texto: Francisco Cruz
Data: 15 de Julho, 2021

Embora excitante, a notícia deve ser encarada com algum cuidado: rumores surgidos apontam no sentido da Porsche poder estar a desenvolver um novo hiperdesportivo, capaz de funcionar como uma espécie de sucessor do icónico 911 GT1. Será?…

O rumor foi levantado por um funcionário da Porsche nos Estados Unidos da América, que, em declarações reproduzidas pelo site australiano Drive, garantiu que a marca alemã prepara um sucessor para a versão de estrada do hiperdesportivo 911 GT1. Inclusivamente, estará já em desenvolvimento!

Aliás e ainda segundo a mesma fonte, este novo modelo já não será, sequer, um segredo total, uma vez que a marca estará, inclusivamente, a receber já depósitos, de potenciais compradores VIP, os quais estão interessados em reservar, desde já, uma unidade.

A versão de estrada do Porsche 911 GT1
A versão de estrada do Porsche 911 GT1

Quanto às declarações do funcionário, terão sido proferidas, inicialmente, durante um episódio recente do programa Spike’s Car Radio, um podcast conduzido por Spike Feresten, um conhecido fã da marca de Zuffenhausen.

LEIA TAMBÉM
Descubra os cinco Porsches mais raros da história

De resto, foi o próprio Feresten a garantir, também durante o programa, aos ouvintes, que, “quem o desejar, já pode, neste momento, contactar a marca para fazer um depósito que servirá como sinal para reserva de uma unidade do futuro Porsche GT1. Garantindo, inclusivamente, que, “o boato é… a Porsche anunciará esta decisão em agosto, de que haverá um novo modelo muito especial, de motor em posição central, tal como o GT1, e que seguirá os passos do Carrera GT e do 918, tal como do GT1″.

Contudo e apesar de todas estas “certezas”, é preciso recordar que, até ao momento, nada disto foi oficialmente confirmado. Sendo que e conforme também reconhece Feresten, clientes tradicionalmente qualificados como VIP, pela marca alemã, como é o caso do comediante e actor Jerry Seinfeld, afirmam nada saber sobre o tema.

A primeira interpretação do Porsche 911 GT1, destinado às 24 Horas de Le Mans de 1996
A primeira interpretação do Porsche 911 GT1, destinado às 24 Horas de Le Mans de 1996

Ainda assim e no caso do rumor revelar-se verdadeiro, será interessante perceber de que forma a Porsche pensa concretizar este projecto – se partindo daquela que é a última geração 911, um ícone no seio da marca, ou, pelo contrário, utilizando como base um dos últimos modelos de competição, desenvolvidos pela sua divisão de corridas.

Aliás, ainda em Dezembro de 2020, a Porsche divulgou alguns teasers de um possível protótipo para o Mundial de Resistência, que a Drive aponta, agora, como podendo ser o ponto de partida para o GT1 dos tempos modernos.

Será?…