PHEV com 1079 cv! Aston Martin Valhalla veio para arrasar

O primeiro híbrido plug-in da Aston Martin é o Valhalla que anuncia uma potência combinada de 1079 cv e estreia uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades. A produção vai estar limitada a 999 unidades.

Cinco anos após a primeira apresentação como protótipo e mais de três anos depois da revelação da versão de produção, a Aston Martin deu a conhecer o seu novo hipercarro equipado com motor V8 biturbo, montado em posição central e sistema híbrido plug-in, que promete por em sentido o Lamborghini Revuelto e o Ferrari SF90 Stradale.

O "filho" do Valkyrie recebe um motor V8 biturbo de 4,0 litros que desenvolve uma potência de 828 cv, o valor mais elevado de sempre num Aston Martin. O V8 conta ainda com o apoio de três motores elétricos, incluindo dois no eixo dianteiro, que aumentam a potência combinada para os 1079 cv e o binário para os 1100 Nm.

Além de ser o primeiro Aston Martin comercializado como um híbrido plug-in, o Valhalla estreia a transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades da marca britânica. Os mais de 1000 cv de potência e a tração integral permitem ao Valhalla acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 350 km/h.

Vectorização de binário

A Aston Martin tem outros modelos V8 na sua gama, mas o motor do Valhalla é um pouco diferente porque tem um sistema de lubrificação por cárter seco e uma cambota plana a 180º. Os engenheiros também introduzidas novas árvores de cames e coletores de escape para o bloco de 4,0 litros, enquanto os turbos são maiores dos que os do DBX707.

A adoção dos três motores elétricos permitiu à Aston Martin dotar o Valhalla com vectorização de binário no eixo dianteiro, enquanto o traseiro dispõe de um diferencial de deslizamento limitado.

A assistência elétrica também mitiga qualquer inércia do turbo e a perda de energia pode ser capturada durante as travagens. O Valhalla ainda pode circular em modo elétrico durante 14 km, embora com velocidade máxima limitada a 140 km/h.

Chassis em fibra de carbono

À semelhança do Valkyrie, o Valhalla dá prioridade à aerodinâmica. Aos 240 km/h produz mais de 600 kg de força descendente e à medida que a velocidade aumenta, os elementos ativos aerodinâmicos entram em ação para atenuar o excesso de força descendente nas asas dianteiras e traseiras.

Os elementos chave do Valhalla, incluindo a suspensão, travagem, direção, aerodinâmica ativa e linha motriz são otimizados por um sistema integrado de controlo da dinâmica do veículo (IVC), permitindo uma afinação precisa dos parâmetros principais. O IVC também assegura a comunicação entre os eixos dianteiro e traseiro, já que não existe qualquer ligação física entre eles. 

Como muitos outros supercarros, o Valhalla é construído a partir de uma monocoque em fibra de carbono que beneficia dos conhecimentos adquiridos pela Aston Martin na Fórmula 1. Os subchassis em alumínio são então montados na frente e na traseira da estrutura tubular.

Habitáculo desportivo

O habitáculo é inspirado nos automóveis de competição. À semelhança do Valkyrie, o piso sob os pés é mais elevado para proporcionar a melhor posição de condução no banco fabricado em fibra de carbono numa só peça. O volante é cortado em cima e em baixo, sendo igualmente feito em fibra de carbono.

O painel de bordo possui um grande quadro de instrumentos digital e um ecrã de grandes dimensões para o sistema de informação e comunicação. A equipa da Aston Martin criou um grafismo especial para estes ecrãs.

A Aston Martin não divulgou o preço do Valhalla, mas adianta que a produção será limitada a 999 unidades para todo o mundo.