No ano em que o Rali Dakar chega à 40ª edição, a Peugeot ainda celebra os 30 anos desde a sua primeira participação na prova. A marca do leão já venceu a competição em seis edições e em 2018 parte como uma das favoritas. Já lá vão trinta anos desde a primeira participação da Peugeot no Rali Dakar, um feito que a marca ainda celebra, e 2018 será a oitava participação oficial dos franceses na prova. Uma competição que chega este ano à sua 40ª edição. O trajeto da marca do leão no Rali Dakar começou no exótico Dakar africano e foi uma estreia de luxo: das edições de 1087 a 1990, a Peugeot venceu as quatro. Os automóveis eram o Peugeot 205 T16 e o 405 T16, ajustados para enfrentar as duras condições do deserto. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/1987-d.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/1987-f.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/1988-b.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/1988-c.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/1989-c.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/1989-e.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/1990.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/2015-c.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/2015-d.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2016-c.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2016-f.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2017-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/finalDAKAR-2017.jpg] Passados 25 anos, em 2015 Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Cyril Desprez estreavam o novo Peugeot 2008 DKR, assinalando o regresso da marca ao Dakar. Não houve vitória mas duas das três unidades chegaram à meta e a experiência adquirida nos caminhos entre a Argentina, a Bolívia e o Chile contribuiu para que a Peugeot melhorasse o seu desempenho no futuro. Um futuro que foi risonho logo no ano seguinte. No ano de 2016, à equipa juntaram-se os pilotos Sebastien Loeb e Romain Dumas. O Peugeot 2008 DKR também foi renovado, melhorando o comportamento, a fiabilidade e as prestações. Stéphane Peterhansel subiu ao pódio dando à Peugeot a quinta vitória na competição. Para a edição do ano passado do Rali Dakar, 30 anos depois da sua primeira vitória, a Peugeot concebeu o 3008 DKR. As duplas eram Sainz-Cruz, Peterhansel-Cottret, Loe-Elena e Despres-Castera, formando um elenco de luxo a representar o fabricante francês. Os resultados, quase perfeitos, deram à Peugeot um triplete conquistado por Peterhansel, Loeb e Despres, que subiram ao pódio por esta ordem. Era a sexta vitória da Peugeot no Dakar. Carlos Sainz abandonou a prova depois de sofrer um aparatoso acidente. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Peugeot-3008DKR-Maxi_01.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Peugeot-3008DKR-Maxi_02.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Peugeot-3008DKR-Maxi_03.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Peugeot-3008DKR-Maxi_04.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Peugeot-3008DKR-Maxi_05.jpg]