Nascido como veículo ligeiro de mercadorias, o Peugeot Partner dispõe, igualmente, de uma versão exclusiva de passageiros, denominada Rifter. A qual, espécie de SUV mais funcional e com mais espaço, ganha agora ganha versão elétrica – o e-Rifter -, com autonomia até 280 quilómetros.
A versões de passageiros da Peugeot baseadas na gama Partner receberam a designação Rifter para assegurar uma diferenciação explícita face às variantes vocacionadas para o transporte de mercadorias. A mesma filosofia estende-se aos derivativos elétricos que passam a ser comercializados como Peugeot e-Rifter.
A nova proposta da Peugeot recebe uma motorização elétrica que desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário máximo de 260 Nm, disponível no arranque como é típico nos veículos elétricos.
Como sucede nas versões de combustão, o Peugeot e-Rifter estará disponível nas silhuetas standard e longa, que partilham uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 50 kWh, assegurando uma autonomia de até 280 quilómetros em ciclo WLTP.
Para recuperar a capacidade da bateria, a Peugeot propõe dois tipos de carregadores embarcados, monofásico com potência de 7,4 kW (série) e trifásico de 11 kW (opção).
A entrada de carregamento, localizada no guarda-lamas traseiro esquerdo, oferece várias possibilidades e tempos de carga: tomada standard (31 horas), tomada reforçada de 16A (15 horas), wallbox de 7,4 kW ou 11 kW (7h30m ou 5h00) ou carregador rápido (80% em 30 minutos).
O habitáculo do e-Rifter foi redesenhado e passou a receber a mais recente geração do Peugeot i-Cockpit, com dois novos painéis de instrumentos para partilhar com o condutor todas as informações necessárias para uma adequada operação deste tipo de viaturas.
Igualmente disponível e estreia absoluta neste segmento é é o painel de instrumentos totalmente digital, com ecrã de alta definição de dez polegadas a ocupar o lugar da instrumentação necessária.
Generosa habitabilidade
A habitabilidade do Peugeot e-Rifter é semelhante à versão de combustão, uma vez que as baterias estão alojadas sob o piso. O seu posicionamento também favorece a rigidez estrutural, graças à otimização da distribuição de espaço.
Inalterado também permaneceu o espaço na bagageira que varia entre os 775 litros, medidos abaixo da chapeleira da versão longa da versão Standard de 5 Lugares, e os 4000 litros, medidos até ao tejadilho com os bancos rebatidos na versão Longa.
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O habitáculo do Peugeot e-Rifter recebe três bancos individuais na segunda fila, facilmente rebatíveis, a partir da bagageira, através do controlo “Magic Flat”. Na versão longa, os dois bancos independentes da última fila são deslizantes e, para além disso, extraíreis, como na versão Standard.
O Peugeot e-Rifter será comercializado no segundo semestre de 2021, sendo proposto em quatro níveis de equipamento: Active Pack, Allure, Allure Pack e GT.