Peugeot E-Partner Standard 50 KW. Primeira evolução

Na sua primeira atualização, o Peugeot E-Partner recebeu a nova linguagem de design da marca francesa, oferecendo mais tecnologia. A bateria mantém a mesma capacidade, mas a autonomia aumentou ligeiramente, graças a uma nova química. Custos de utilização já competitivos.

Na sua primeira atualização, o Peugeot E-Partner recebeu a nova linguagem de design da marca francesa, oferecendo mais tecnologia. A bateria mantém a mesma capacidade, mas a autonomia aumentou ligeiramente, graças a uma nova química. Custos de utilização já competitivos.

Beneficiando do facto de sair da linha de montagem do Centro de Produção de Mangualde e do posicionamento competitivo no segmento dos furgões pequenos ou compactos, o Peugeot Partner tem sido o modelo mais vendido da sua categoria no mercado nacional. No ano passado manteve a liderança com 4292 unidades matriculadas.

Recentemente conheceu uma atualização que não só abrangeu a versão de combustão, cuja oferta assenta no bloco diesel 1.5 BlueHDi com 100 cv e 136 cv, mas também na elétrica, cujo motor desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv). O objetivo é fazer uma maior aproximação ao visual dos restantes modelos da marca.

Exteriormente, os novos Partner e E-Partner distinguem-se dos seus antecessores pela grelha frontal com o logotipo da marca, o pára-choques com design modernizado, novos faróis dianteiros com a emblemática assinatura luminosa de três garras da marca.

i-Cockpit Digital 2.0

A silhueta não sofreu quaisquer alterações, com exceção das novas jantes, que incluem os centros das rodas com o emblema da marca. Na traseira, a única mudança consiste no aumento significativo da dimensão ao emblema com referência ao modelo e à marca em cada uma das portas.

Mais profunda foi a revisão do design do habitáculo, designadamente do painel de bordo que procura oferecer uma ergonomia e uma maior qualidade de acabamento, embora a maioria dos plásticos continuem a ser rijos como se quer num veículo de trabalho com materiais robustos, duráveis e de fácil limpeza.

O painel de bordo integra um quadro de instrumentos digital de 10”, configurável a partir do volante multifunções, permitindo uma visualização otimizada e personalizável das informações essenciais, e também um novo ecrã tátil de 10” para controlo do sistema de audio e da navegação conectada, mas integra a lista de opcionais no pack Comfort Connect. Este último oferfece ainda o Surrond Rear Vision, porta-luvas fechado, pack Visibilidade (luzes automáticas, limpa vidros automático, faróis de nevoeiro e retrovisores rebatíveis eletricamente.

O sistema de aquecimento e ventilação é assegurado por botões físicos, localizados por baixo do ecrã tátil, enquanto o controlo do som do rádio também é manual. Igualmente disponíveis estão duas entradas USB-C, uma delas 

Igualmente novas no E-Partner são as patilhas atrás do volante que permitem selecionar os três níveis diferentes de regeneração da travagem. A capacidade de retenção aumenta no nível mais elevado quando se levanta o pé do acelerador, mas ganhos de autonomia são pouco percetíveis pelo condutor.

Compartimento de carga

O acesso ao compartimento de carga que oferece um volume útil de 3,3 m3 é assegurado por uma porta lateral deslizante, relativamente estreita, com apenas 67,5 centímetros de largura, e por duas portas traseiras assimétricas que abrem num ângulo de 90º ou 180º.

O compartimento de carga está separado do habitáculo através de uma divisória em chapa. A distância entre as cavas das rodas de 1,23 metros facilita as operações de carga e descarga. Enquanto as paredes laterais e as portas estão parcialmente protegidas contra danos pequenos por painéis de plástico, o mesmo não acontece com o piso. Este último pode receber uma placa de revestimento em madeira ou em plástico, mas é uma opção prevista no programa “Custom Fit” da Stellantis Pro One.

A divisória pode ter uma abertura para o habitáculo na parte inferior junto ao banco do passageiro, permitindo aumentar o volume útil de carga para os 3,8 m3 e o transporte de objetos mais longos como tubos, escadas, tábuas de madeira. Esta solução está sempre associada à opção com banco dianteiro modulável de três lugares com mesa de apoio, que também inclui travão de estacionamento elétrico, banco do condutor com regulação lombar, longitudinal, em altura e apoio de braço.

O assento central será sempre de recurso porque além de ser relativamente estreito, encontra-se junto à consola que permite selecionar os programas de condução e os três modos disponíveis (Eco, Normal, Power), penalizando o espaço para os joelhos.

Condução típica de elétrico

O E-Partner continua a ser equipado com motor elétrico que desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário de 270 Nm, associado a uma bateria de 50 kWh que viu a química ser revista para oferecer uma autonomia de até 330 km em ciclo WLTP, valor ligeiramente acima dos 317 km registados no ensaio, com um consumo médio de 17,1 kWh/100 km.

Para recuperar a carga total da bateria em carga lenta são necessárias mais de 7h30m com o carregador de bordo de 7,4 kW. Se o cabo for ligado a um posto rápido com potência de 100 kW é possível carregar dos 0% aos 80% em menos de 30 minutos.

Curiosamente, para iniciar a marcha tem de se acionar a chave tradicional de ignição, localizada na coluna da direção, como no congénere de combustão. Os programas de condução são selecionados através de botões na consola central, à semelhança de outros modelos da Stellantis. Ao lado encontra-se um seletor para ativar um dos três modos de condução, que permitem escolher o nível de prestações pretendido: Normal, Eco e Power. A primeira alternativa foi concebida para proporcionar o melhor compromisso entre economia e prestações dinâmicas, disponibilizando uma potência de 80 kW e um binário de 210 Nm.

O modo Eco privilegia a autonomia através da restrição da potência a 60 kW e do binário a 180 Nm, além de diminuir o desempenho do aquecimento e do ar condicionado. Por seu lado, o modo Power dá acesso a todas as aptidões do sistema de tração elétrico, designadamente à potência máxima de 100 kW (136 cv) e o binário de 260 Nm, e conta com uma afinação para permitir aumentar as sensações de dinamismo ao volante.

Em termos dinâmicos, o Peugeot E-Partner proporciona uma condução típica de uma viatura elétrica. A disponibilidade imediata de binário no arranque garante uma aceleração rápida, sendo possível atingir os 100 km/h em 11,2 segundos. A velocidade máxima, por seu lado, está limitada a 130 km/h.

Para apoiar a condução estão disponíveis, de série, sistemas de assistência como o regulador da velocidade de cruzeiro, travagem automática com alerta de risco de colisão, alerta passivo de transposição involuntária da linha de rodagem, reconhecimento e recomendação de sinais de velocidade, alerta de atenção do condutor, ajuda ao estacionamento traseiro.

VEREDICTO

A versão de chassis curto (L1) do E-Partner está disponível a partir de 35 644 euros, mas alguns opcionais incluído na unidade ensaiada como o Pack Comfort Connect ou a pintura metalizada, o valor pode subir para os 38 387 euros.
O investimento inicial é relativamente mais elevado face a uma versão diesel de 1,5 litros de 130 cv com caixa de velocidades automática, mas a versão elétrica oferece, para um período de quatro anos ou 80 000 quilómetros, um custo de utilização competitivo de 24,29 euros por cada cem quilómetros percorridos, contra 24,21 euros da congénere diesel. A variante elétrica recupera a desvantagem nos valores mais reduzidos da manutenção e da energia. Decididamente, o TCO deixou de ser argumento para não se optar por um furgão elétrico.

FICHA TÉCNICA

Peugeot E-Partner Standard 50 kW

PREÇO  35 644€ (38 387€ - unidade ensaiada)

MOTOR Elétrico (1)

POTÊNCIA 100 kW (136 CV)

BINÁRIO 270 NM

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto, 1 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,40/1,92/1,85 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,79 M

PESO BRUTO 2350 KG

TARA 1858 KG

CARGA ÚTIL 492 KG

VOLUME ÚTIL 3,8 M3

ACEL 0 - 100 KM 11,2 S

VEL. MAX 130 KM/H

CONSUMO WLTP 26,2 (17,1*) kWh/100 km

EMISSÕES 0 G/KM

CAPACIDADE BATERIA 50,0 KWH

AUTONOMIA 330 KM (317 km*)

TEMPO DE CARGA 7H30 (7,4 KW) 30M - 0% A 80% (100 KW) 

IUC 0 €

* Medições Turbo

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Imagem
Custo utilização
Abertura divisória

Carga útil
Chave ignição
Opcionais