Publicidade

Uma entre muitas estreias. Peugeot mostra o novo i-Cockpit do futuro e-3008

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Junho, 2023

Com apresentação agendada para setembro, a Peugeot decidiu levantar um pouco do véu que ainda pende sobre o futuro e-3008, confirmando um novo posicionamento, nova plataforma, mas também um novo i-cockpit. Tudo isto e como o próprio nome indica, uma motorização exclusivamente elétrica.

Anunciado como “um SUV elétrico tipo fastback”, o futuro Peugeot e-3008 estreia, igualmente, a mais recente evolução do hoje em dia já famoso i-Cockpit, que, a partir daí, será progressivamente introduzido, com mais ou menos alterações, nos restantes modelos da gama da marca do leão.

Sobre este novo sistema, a maior nota de destaque vai, sem dúvida, para a introdução de um generoso ecrã curvo de 21″, que nasce por detrás do volante e se prolonga, destacado, pelo tablier, integrando, por exemplo, um novo painel de instrumentos digital.

O novo i-Cockpit
O novo i-Cockpit

Depois e a juntar a este elemento, iluminação ambiente em LED, além de um volante redesenhado que viu substituídos os botões tradicionais por comandos que permitem controlar vários aspectos do ambiente no habitáculo.

LEIA TAMBÉM
Peugeot 408 Plug-In Hybrid de 180 cv disponível a partir de 500 euros/mês

Também à disposição do condutor, o conhecido sistema táctil i-Toggle, agora numa nova interpretação, assim como um novo posicionamento para o comando da caixa de velocidades automática, junto ao botão Start, na frontal do tablier.

Também com nova arquitectura

A par destas estreias, o Peugeot e-3008 será também o primeiro modelo a utilizar a nova arquitectura STLA Medium do grupo Stellantis, a qual promete uma mudança radical em termos de desempenho e funcionalidades, face às plataformas que transitaram do Grupo PSA e que ainda hoje são utilizadas pelos elétricos do fabricante de Sochaux.

O e-3008 estreia uma nova solução de iluminação ambiente LED
O e-3008 estreia uma nova solução de iluminação ambiente LED

Com base nesta escolha, a Peugeot prevê, igualmente, uma oferta de três motorizações, todas elas elétricas, com uma delas a recorrer a uma configuração inédita na marca, de dois motores e tracção às quatro rodas. Sendo que o fabricante também já prometeu uma autonomia, na versão de bateria maior, a rondar os 700 quilómetros.

Aliás e segundo também refere a britânica Autocar, as mesmas soluções técnicas deverão vir a ser aplicadas no futuro e-5008.

Inception como inspiração

A terminar, recordar, apenas, que, não apenas o e-3008, mas todos os sete novos veículos elétricos previstos até 2030, irão buscar a inspiração estética ao concept Inception, levando a que ostentem linhas exteriores muito mais extravagantes do que, por exemplo, os modelos atuais.

O concept Inception
O concept Inception

Ao mesmo tempo e no caso do e-3008, deverá ser o primeiro a revelar a forma como a Peugeot pensa reinterpretar o conceito atual do SUV, centrando o foco na eficiência aerodinâmica, de forma também a garantir maiores autonomias.