As vendas de ligeiros de passageiros registaram um crescimento de 8,1% nos primeiros sete meses de 2025 em comparação com período homólogo de 2024, tendo sido matriculadas 141 575 unidades, segundo dados da ACAP - Associação Automóvel de Portugal.
Os veículos movidos a novas energias, incluindo elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV) representam 66% das matrículas de ligeiros de passageiros. Os veículos a gasolina ainda são responsáveis por 28,5% das vendas, mas os diesel caíram mesmo em desgraça, já que a sua expressão não vai além de 5,5%.
No segmento das novas energias, os híbridos “puros” detêm a maior fatia, com 23,9%, seguindo-se os elétricos, com 20,2%, os híbridos plug-in, com 13,5%, e os outros, com 8,4%.
A Peugeot, a Mercedes-Benz e a Dacia foram as três marcas mais vendidas entre janeiro e julho deste ano. A marca do leão lidera destacada com 14 795 unidades matriculadas, tendo alcançado um crescimento de 12,2%. No segundo lugar do pódio surge a Mercedes-Benz, com 10 864 unidades vendidas, um aumento de 8,3%.
O lugar mais baixo do pódio é ocupado pela Dacia, que perdeu a vice-liderança por 111 unidades. A marca romena também viu as matrículas aumentarem 11,7%. Na quarta posição encontra-se a francesa Renault, com 10 382 unidades vendidas (+8%) e na quinta uma outra marca premium, a BMW, com 8693 veículos comercializados nos primeiros sete meses de 2025, naquela que é uma variação positiva de 7,5%.