Mercedes-Benz rouba 2º lugar à Dacia de vendas em Portugal

As três marcas de ligeiros de passageiros mais vendidas no mercado nacional entre janeiro e julho de 2005 foram a Peugeot, Mercedes-Benz e a Dacia. As matrículas registaram uma subida de 8,1% para 141 575 unidades e desse total 66% é movido a energias alternativas. O Peugeot 2008 é o modelo mais procurado.

As vendas de ligeiros de passageiros registaram um crescimento de 8,1% nos primeiros sete meses de 2025 em comparação com período homólogo de 2024, tendo sido matriculadas 141 575 unidades, segundo dados da ACAP - Associação Automóvel de Portugal.

Os veículos movidos a novas energias, incluindo elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV) representam 66% das matrículas de ligeiros de passageiros. Os veículos a gasolina ainda são responsáveis por 28,5% das vendas, mas os diesel caíram mesmo em desgraça, já que a sua expressão não vai além de 5,5%.

No segmento das novas energias, os híbridos “puros” detêm a maior fatia, com 23,9%, seguindo-se os elétricos, com 20,2%, os híbridos plug-in, com 13,5%, e os outros, com 8,4%.

A Peugeot, a Mercedes-Benz e a Dacia foram as três marcas mais vendidas entre janeiro e julho deste ano. A marca do leão lidera destacada com 14 795 unidades matriculadas, tendo alcançado um crescimento de 12,2%. No segundo lugar do pódio surge a Mercedes-Benz, com 10 864 unidades vendidas, um aumento de 8,3%.

O lugar mais baixo do pódio é ocupado pela Dacia, que perdeu a vice-liderança por 111 unidades. A marca romena também viu as matrículas aumentarem 11,7%. Na quarta posição encontra-se a francesa Renault, com 10 382 unidades vendidas (+8%) e na quinta uma outra marca premium, a BMW, com 8693 veículos comercializados nos primeiros sete meses de 2025, naquela que é uma variação positiva de 7,5%.

Peugeot 2008 lidera vendas

Por modelos, o SUV compacto 2008 da Peugeot foi o mais procurado pelos portugueses entre janeiro e julho de 2025, mantendo-se de pedra e cal na liderança, com 5438 vendidas, o que corresponde a cerca de 37% do total de viaturas ligeiras de passageiros comercializadas pela marca francesa.

No segundo lugar, com 4753 unidades matriculadas surge o Renault Clio, que conseguiu levar a melhor sobre o Dacia Sandero, que vendeu 4146 veículos, e que também pertence ao Renault Group. À beira do pódio ficou o Citroën C3, que por apenas 15 unidades não conseguiu desalojar da terceira posição o seu concorrente da marca romena, a qual reivindicou o quinto lugar para o SUV compacto Duster, que conseguiu matricular 3819 unidades.

A Peugeot colocou um segundo modelo entre os dez automóveis mais vendidos nos primeiros sete meses de 2025 com o utilitário 208, com 3546 matrículas. A Renault, por sua vez, conseguiu colocar o SUV compacto Captur na sétima posição com 2965 unidades comercializadas.

Classe A é o primeiro da Mercedes-Benz

Igualmente em destaque está o Tesla Model 3 que surge no oitavo lugar com 2731 unidades, na frente do Nissan Juke, com 2708, e do Peugeot 308, com 2667. O Mercedes-Benz mais vendido é o Classe A, com 2372 unidades, e surge na 12ª posição, atrás do Opel Corsa, com 2436.

Não obstante a forte ofensiva chinesa, ainda nenhum modelo de uma marca originária daquele país entrou na lista dos 50 mais vendidos no mercado nacional entre janeiro e julho de 2025, os quais representam no seu conjunto 64,61 das vendas totais.