Publicidade

Ainda se lembra? Pagani mostra em vídeo a Emoção do Automóvel

Texto: Francisco Cruz
Data: 20 de Setembro, 2021

Numa altura em que os veículos elétricos parecem querer tomar conta do mercado, a Pagani Automobili decidiu divulgar um vídeo para – não temos dúvidas – nos recordar algumas das razões que fizeram do Automóvel um compacto de emoções. E a verdade é que, a nós, pelo menos, avivou-nos a memória…

Pequeno e tradicional construtor automóvel, que faz dos hiperdesportivos a sua razão de existir, a Pagani Automobili levou o seu único modelo exclusivo para pista, o Huayra R, até à Croácia – surpreendentemente ou não, a pátria da Rimac, a mãe dos hiperdesportivos… elétricos. Embora e no caso da marca transalpina, “apenas” para realização de mais alguns testes, em estrada fechada.

Sem quaisquer restrições em termos de emissão de ruído, desde logo, porque e como já foi dito, trata-se de um modelo para uso exclusivo em circuito, o Pagani Huayra R acabou fazendo uma verdadeira exibição. Nomeadamente, para os muitos espectadores que se juntaram no local, ávidos por observar, sentir, ouvir, as pulsações de um automóvel que é quase um Fórmula 1.

O Pagani Huayra R
O Pagani Huayra R

Aliás e sobre a sonoridade – por favor, caro leitor, não deixe de assistir com o som do seu computador ou smartphone ligado!… -, é a própria Pagani a referir que o som emitido pelo Huayra R é uma espécie de cortesia especial, resultante da opção por um sistema de escape com ponteiras de igual comprimento. Admitindo, no entanto e para quem “sofra” com vizinhos desmancha-prazeres, que também será possível instalar silenciadores, que tornem a sonoridade menos… presente.

LEIA TAMBÉM
Apenas 30 exemplares. Pagani apresenta o Huayra R de 850 cv

Contudo e face à emoção que vídeo provoca, não só dificilmente algum dia aceitaríamos que nos retirassem o prazer da melodia emanada do V12 6.0 litros de origem Mercedes-AMG, a debitar 850 cv e 750 Nm de binário, que impulsiona este Huayra, como lançaríamos de imediato a questão: será que, com um hiperdesportivo elétrico, como, por exemplo, o novíssimo Rimac Nevera, seria possível sentir tanta adrenalina como ao ouvir este Huayra R?… Sinceramente, temos dúvidas.

Assim, voltamos a dizê-lo, caro leitor: aproveite este vídeo, as imagens e sonoridade que transmite, para, tal como aconteceu connosco, recordar algumas das razões porque, ainda hoje, temos nos automóveis uma paixão.

Isto, porque, a partir do momento em que os elétricos dominem a Terra, não temos garantido de que assim continuaremos…