Os bancos da Jaguar Land Rover ajudam-no a exercitar

Texto: Filipe Bragança
Data: 17 Janeiro, 2020

A Jaguar Land Rover está neste momento a desenvolver um conjunto de bancos que diminuem os riscos associados ao sedentarismo.

O sedentarismo é um problema cada vez mais presente na nossa sociedade e que pode despoletar complicações ao nível da saúde.

Por vezes, levantarmos-nos da cadeira, pode revelar-se por si só uma verdadeira missão. Especialmente se o nosso trabalho assim o demandar, ou simplesmente, se estivermos sentado nos bancos de trás de uma destas luxuosas viaturas.

Foi a pensar nessa questão, que os engenheiros da Jaguar Land Rover (JLR) decidiram apostar neste banco especial. Este protótipo estimula os músculos com a intenção de reduzir os riscos associados com o sedentarismo.

O protótipo, que já se encontra a ser testado pela divisão de interiores do grupo, utiliza uma série de actuadores por debaixo da espuma do assento. Estes movimentos tentam fazer com que o nosso cérebro pense que estamos a caminhar, e não sentados numa destas poltronas.

A diferença entre este protótipo e um banco de massagens, é que este assento tem como missão estimular os músculos, ao invés de os relaxar. A criação destas tecnologias fazem parte do projecto ‘Destintion Zero’, que tem como objectivo criar uma sociedade mais sustentável e saudável.

VEJA TAMBÉM:
Já imaginou ter hologramas a bordo do seu carro?