Mobieco

Publicidade

Opel Combo-e chega no outono autonomia de até 275 km

Texto: Carlos Moura
Data: 25 de Janeiro, 2021

O segundo comercial elétrico da Opel é o Combo-e, que chega no outono com uma autonomia de até 275 km. Este modelo será disponibilizado em dois comprimentos de carroçaria, que oferecem volumes úteis de carga idênticos aos das versões de combustão, graças a localização da bateria por baixo do piso, entre os eixos.

A Opel vai reforçar a sua oferta no segmento dos comerciais compactos com o Combo-e, um veículo de emissões zero, com caraterísticas essencialmente urbanas.

A nova proposta elétrica da marca alemã será comercializada em dois comprimentos de carroçaria, com 4,40 metros e 4,75 metros, que permitem disponibilizar volumes úteis de carga de 3,3 m3 a 4,4 m3. A versão mais longa pode mesmo acomodar duas europaletes em fila e uma carga útil até 800 quilos.

A linha motriz do Opel Combo-e compreende um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos e uma velocidade máxima de 130 km/h (limitada eletronicamente). O sistema de travagem regenerativa, com duas configurações selecionáveis pelo utilizador, possibilita a otimização da sua eficiência.

Opel Combo-e Cargo

A bateria está integrada no piso do veículo, entre os eixos dianteiro e traseiro, para não comprometer a área útil de carga nem o habitáculo. A sua localização contribui igualmente para um reduzido centro de gravidade do veículo, proporcionando uma condução mais estável em curvas ou com vento. 

Soluções diversas de carregamento da bateria

O Opel Combo-e está preparado para uma variedade de infraestruturas e opções de recarregamento, que vão desde ‘wall box’ até carregadores rápidos, ou mesmo, se necessário, através de cabo para ligação a uma tomada doméstica. 

Opel Combo-e Cargo

Recorrendo a uma estação de carregamento pública DC de 100 kW, é possível recuperar até 80 por cento da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos. O Combo-e pode estar equipado com um potente carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW. 

Várias opções de equipamento

Para os utilizadores que necessitarem de uma maior altura ao solo e de uma maior tração em pisos de lama, areia ou neve, a Opel disponibiliza o ‘pack’ Worksite, com sistema de controlo eletrónico de tração IntelliGrip. 

A lista dos sistemas de assistência à condução do Combo-e inclui ainda o sistema de controlo em descidas, assistente de manutenção de faixa e controlo de estabilidade do atrelado. 

Opel Combo-e Cargo

Os sistemas Multimedia Radio e de infoentretenimento Multimedia Navi Pro do Combo-e integram um ecrã tátil de grandes dimensões com 8 polegadas. Ambos os sistemas possuem integração de telemóveis via Apple CarPlay e Android Auto. 

O novo Combo-e estará disponível nos concessionários da Opel no último trimestre de 2021, juntando-se ao Vivaro-e que já se encontra em comercialização. Ainda este ano, a oferta será reforçada com o Movano-e.