Novo reforço da Mitsubishi na Europa é o Grandis

O novo SUV híbrido da Mitsubishi é o Grandis que se apresenta como uma alternativa ao ASX, procurando fazer a diferença ao oferecer mais espaço. À semelhança deste último também resultou de uma parceria com a Renault, sendo baseado no Symbioz. Comercialização está prevista para final do ano.

A Mitsubishi tem vindo a alargar a oferta na Europa com modelos construídos a partir de plataformas da Renault e equipados com motorizações eletrificadas. A mais recente proposta da marca dos três diamantes é o Grandis, um SUV familiar compacto que partilha a base e grande parte do design com o Renault Symbioz.

A designação Grandis foi recuperada de um pequeno MPV de três filas comercializado entre 2003 e 2011. O regresso dá-se como um SUV de duas filas. O nome tem origem no latim, podendo-se traduzir como “grande e impressionante”. A partir do final do ano passa a estar associado a uma versão mais espaçosa do renovado Mitsubishi ASX, que, por sua vez, é uma réplica do Renault Captur.

Com um comprimento exterior de 4,41 metros, largura de 2,00 metros e altura de 1,58 metros, o Grandis apresenta uma nova nova interpretação do característico rosto dianteiro Dynamic Shield e da identidade do design traseiro Sculptural Hexagon, mostrando imediatamente o traço Mitsubishi.

A dianteira Dynamic Shield cria um carácter distinto e elegante, sublinhado pelo design dos faróis full LED, enquanto a parte traseira com o design Hexaguard Horizon exprime um tom possante, habilmente combinado com a aura misteriosa conferida pelas luzes LED de configuração horizontal.

Identidade Mitsubishi q.b.

A secção frontal é quase idêntica ao do ASX, com uma grelha em preto brilhante e inserções em cromado acetinado são utilizadas em toda a gama. As versões de entrada Inform  utilizam preto granulado para os frisos laterais, chapa protetora e para-choques.

A intermédia Invite recorre igualmente ao preto granulado para a decoração do para-lamas e linha de cintura, prateado granulado para a chapa protetora e preto brilhante para o para-choques. A Intense e a Instyle adicionam preto brilhante com uma inserção de cromado acetinado na decoração do para-lamas e uma linha de cintura cromada acetinada.

A lateral esculpida apresenta um perfil atlético e desportivo e, juntamente com a opção de jantes de liga leve – Flex de 17 polegadas, maquinadas de 18 polegadas com acabamento em dois tons ou maquinadas de 19 polegadas com acabamento em dois tons – realça o carácter dinâmico do novo SUV familiar da Mitsubishi.

Já a secção traseira, com o design Hexaguard Horizon, exprime um tom possante, habilmente combinado com a aura conferida pelas luzes LED de configuração horizontal.

Espaço a bordo

Passando ao habitáculo, este carateriza-se pelo visual contemporâneo e pelo amplo espaço a bordo, que permite acomodar cinco ocupantes. Consoante o nível de equipamento selecionado - Inform, Invite, Intense ou Instyle - os bancos possuem função de aquecimento e uma seleção de tecidos premium, permitindo que os condutores adaptem a sua experiência ao conforto pessoal e às preferências de estilo. A bagageira oferece uma capacidade entre 434 litros e 566 litros, dependendo da posição da fila traseira.

Em termos de equipamento destaque para o tecto panorâmico com película eletrocromática, ecrã tátil de 10,4” para o sistema de informação e comunicação e um conjunto vasto de sistemas de assistência à condução.

O Grandis utiliza uma versão “esticada” da plataforma CMF-B da Renault Nissan, sendo proposto com motorizações semi-híbridas (MHEV) e híbridas (HEV). A versão de entrada assenta no motor turbo de 1,3 litros com apoio elétrico que oferece uma potência de 140 cv, transmitida às rodas dianteiras por uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem de sete.

Motorização HEV

O novo SUV da Mitsubishi também será comercializado com o sistema totalmente híbrido da Renault, que combina seis componentes para maximizar a eficiência e o desempenho: uma unidade a gasolina de 1,8 litros normalmente aspirada, de quatro cilindros, que produz 80 kW de potência, um motor elétrico principal de 36 kW, um motor secundário de 15 kW, bateria de propulsão iões de lítio de 1,4 kWh, eletrónica de potência e transmissão automática multimodo inteligente. O sistema desenvolve uma potência combinada de 156 cv, que também é transmitida às rodas dianteiras.

O sistema HEV consegue alternar entre vários modos para cumprir as exigências do estilo de condução. Monitorizados em tempo real pelo Hybrid Power-Split Management, o novo Grandis pode alternar entre condução 100% em modo elétrico, dinâmica, desaceleração e travagem (modo B), carregamento da bateria utilizando o motor de combustão e E-Save.

O condutor pode ativar aquele último modo para manter a carga da bateria de propulsão acima de 40%, garantindo energia suficiente para o desempenho elétrico e potência para a viagem seguinte, no modo 100% elétrico ou no modo híbrido.

Em termos de desempenho, a Mitsubishi anuncia que a condução em modo elétrico é possível a velocidades até 70 km/h e para acelerar dos 0 aos 100 km/h são necessários cerca de 8,5 segundos.

O Grandis vai ser produzido em Espanha na fábrica da Renault de Valladolid, onde também é construído o Symbioz. A comercialização na Europa arranca no final do ano. Mais tarde irá chegar a nova geração do Eclipse Cross, que será totalmente elétrica e tecnicamente será muito semelhante ao Renault Scenic E-Tech.

À semelhança de todos os outros veículos Mitsubishi comercializados na Europa, o novo Grandis tem uma garantia de oito anos (cinco anos / 100 000 km de fábrica, mais três anos adicionais de cobertura condicional alargada, elevando o total para 8 anos/160 000 km), garantia da bateria de tração de 8 anos/160 000 km, oito anos de assistência em viagem (Pacote de Assistência Mitsubishi), com os últimos três anos sujeitos às mesmas condições da garantia alargada, bem como a verificação gratuita do estado do veículo.