Novo Mitsubishi Outlander: Pioneiro PHEV

O Mitsubishi Outlander foi o grande pioneiro da solução híbrida plug in quando em 2013 apresentou pela primeira vez esta solução. O novo modelo tem uma potência combinada de 306 cv e uma autonomia de 85 km

Anunciado em 2021, mas só agora apresentado na europa, a nova geração do Outlander continua a utilizar o mesmo tipo de funcionamento maioritariamente elétrico com o motor de combustão a funcionar na maior parte das vezes como gerador de eletricidade num esquema que tanto pode trabalhar no modo híbrido paralelo como no modo híbrido em série.

O sistema híbrido é formado por um motor a gasolina de 2,4 litros que tanto serve para gerar eletricidade como para transmitir força às rodas da frente e dois motores elétricos (um dianteiro de 116 cv e outro traseiro de 136 cv).

A bateria tem 23 kWh de capacidade e pode ser carregada em corrente alterna /3,7 kW) e em corrente contínua.

O sistema contempla a função de carregamento “Vehicle to-Home” para que possa fornecer energia a uma rede doméstica.

750 km de autonomia

Este é um sistema híbrido que funciona de acordo com quatro modos.

Para além do modo “Normal” tem o modo “EV” (elétrico) até aos 130 km/h, o modo “Charge” que usa o motor de combustão como gerador para carregar a bateria em andamento e finalmente o modo “Save” que mantém a carga da bateria até a um determinado nível para uma utilização posterior em cenário de baixas emissões.    

Como no modelo anterior, o atual tem tração total e um diferencial ativo (S-AWC) capaz de otimizar a tração, estabilidade e as prestações.

A existência de sete modos de condução (Normal, Asfalto, Gravilha, Neve, Lama, Eco e Power) adapta o desempenho dinâmico do Outlander a múltiplos cenários de utilização, nomeadamente nos cenários mais radicais onde o controlo de descida desempenha uma ajuda importante ao permitir uma maior concentração na direção sem acionar os travões.

A altura ao solo de 199 milímetros e os ângulos de ataque e saída de até 18,7º e 22,5º respetivamente oferecem maior confiança para enfrentar os obstáculos mais difíceis.

Graças a uma autonomia elétrica de 86 Km e a um depósito de gasolina com uma capacidade de 53 litros a autonomia total ultrapassa os 750 km.

O alargamento da autonomia elétrica permite anunciar um consumo nos primeiros 100 km de apenas 0,8 l/100 km o que corresponde a um nível de emissões de CO2 de 18 g/Km

Duas versões bem equipadas

Passando para o interior o tablier tem um aspeto moderno e prático, devido à existência de dois ecrãs de 12,3 polegadas, um destinado à instrumentação e outro ao sistema multimédia que concentra grande parte das funções e reduz os comandos físicos.

Estes resumem-se ao sistema de climatização aos modos de condução e pouco mais.

A ligação do sistema multimédia à internet permite, entretanto, o acesso em tempo real a alguns serviços como o estado do trânsito, para além de garantir uma conetividade sem fios com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Outra fonte de informação é o head-up display que projeta no para-brisas dados referentes à navegação, à velocidade e outras indicações relacionadas com a segurança numa superfície de 10,8 polegadas.

Destaque no interior para o espelho retrovisor digital, uma solução funcional, moderna e que melhora a visibilidade.

O teto panorâmico é outra novidade desta nova geração do Outlander agora com um novo visual e um interior espaçoso e cómodo.

No domínio da segurança o compromisso é total graças às várias ajudas como o comando de voz (Olá Mitsubishi) que permite aceder a funções sem desviar o olhar da condução. Este novo D-SUV da marca japonesa chega ao mercado nacional em abril com duas versões (Intense e Instyle).

O primeiro custa 44 mil euros mais IVA e o segundo 48 mil euros mais IVA. A garantia geral estende-se até aos 8 anos (5+3) e a bateria até aos 8 anos ou 160 mil quilómetros.