Novo Lexus RZ estreia direção sem ligações e caixa virtual

Apontada como a ponta da lança na ofensiva elétrica que a Toyota prepara para a Europa, a Lexus reforça o seu portfólio com três novos elétricos, a começar num novo RZ. E que é sinónimo, entre outras novidades, de tecnologias inovadoras como o Steer-by-Wire ou a caixa de velocidades virtual Interactive Manual Drive.

Protagonista na mais recente edição do Toyota Kenshiki Fórum, evento promovido pelo maior fabricante automóvel mundial, enquanto montra para novos modelos e tecnologias, em Bruxelas, Bélgica, a Lexus fez da tecnologia e da inovação a pedra de toque da sua presença. Consumada num dos três novos elétricos que prometeu lançar nos mercados europeus (Portugal incluído), até ao final de 2026.

Assumindo como objectivo continuar no caminho do crescimento que tem vindo a percorrer nos últimos anos, com subidas anuais de 20% face ao ano anterior, e que já conduziram à maior quota de mercado que a marca de luxo da Toyota já deteve no Velho Continente (2,5%, em 2024), a Lexus começa esta nova ofensiva de produto, elétrica, com a segunda geração do seu crossover de luxo RZ. O qual pretende ser, pelo menos, enquanto os restantes dois modelos não são desvendados, a melhor expressão da inovação e vanguardismo tecnológico que a marca pretende oferecer aos seus clientes.

Entre os principais avanços, a aplicação da mais recente evolução do sistema "Steer-by-Wire” de direção sem ligação mecânica entre o volante e as rodas, desenvolvido pela Toyota, e que se anuncia agora com um controlo mais fácil, suave e intuitivo, além do aumento para os 200 graus de rotação, do ponto motor até ao bloqueio. Seja para a esquerda, ou para a direita.

A par desta inovação, a estreia, embora de série apenas na versão de topo 550e F Sport, do novo sistema virtual de mudanças de velocidade manuais “Interactive Manual Drive”, que, mesmo sem efeito real na resposta do motor, promete oferecer, através das patilhas no volante, as mesmas sensações tácteis e sonoras, de uma transmissão mecânica de oito velocidades. Isto, ao mesmo tempo que ajuda a maximizar os benefícios da tração integral.

Segundo a Lexus, os engenheiros da marca efetuaram, igualmente, melhorias no sistema de tracção integral inteligente DIRECT4, com a colocação de um eAxle (motor e transmissão) traseiro mais potente e capaz de igualar a potência do dianteiro, o que leva a que, nas acelerações em linha recta, o modelo possa variar a distribuição de potência entre 60:40 e 0:100, enquanto, em curva, a variação diverge entre 80:20 e 0:100. Sempre de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo de viragem, ao mesmo tempo que garante uma maior flexibilidade na distribuição da potência entre a frente e a traseira.

Mais autonomia e carregamento mais rápido

Da revisão do sistema motopropulsor, faz igualmente parte uma nova bateria de iões de lítio com capacidade aumentada para 77 kWh, graças à qual o novo RZ conseguirá, embora dependendo sempre da versão... e homologação, um aumento na autonomia de cerca de 100 km, face ao antecessor.

O SUV elétrico de luxo ganhou, ainda, uma nova função de pré-aquecimento da bateria e um carregador de bordo mais potente (22 kW), soluções com as quais deverá ser capaz de ver reduzidos os tempos de carregamento. Segundo a Lexus, em cerca de 30 minutos...

Com todas estas inovações, a Lexus promete avanços, não só nos aspectos técnicos, como também no prazer de condução e desempenho, sem perder aquilo que a própria marca designa de Assinatura de Condução Lexus. E que pretende ser sinónimo de conforto, confiança e controlo em todos os momentos.

Características para as quais contribui, igualmente, numa maior rigidez estrutural, novas medidas de insonorização, e sistema de suspensão de ajuste mais dinâmico, sem penalizar o conforto.

F Sport também é novidade

No topo da oferta e pela primeira disponível, uma versão 550e F SPORT, que juntamente com as restantes novidades extensíveis a toda a gama, como é o caso dos novos gráficos a laser sobre o revestimento Ultrasuede, da iluminação ambiente multicolorida com novo efeito de sombra dinâmico ou da nova função de escurecimento do tejadilho panorâmico, integra, igualmente, argumentos específicos.

É o caso, entre outros, dos spoilers dianteiro e traseiro, jantes de 20” e condutas do travões, além de um interior em Preto/Cinzento Escuro com detalhes em azul, bancos de maior apoio lombar, embaladeiras e volante “F Sport”, mais pedais em alumínio.

Finalmente e além das tecnologias atrás referidas, todas propostas como parte do equipamento de série, um aumento da potência combinada oferecida pelo trem de força, com dois motores elétricos (AWD, portanto), para os 408 cv.

Quanto à chegada aos mercados europeus e, mais especificamente, a Portugal, o novo Lexus RZ está previsto para o final de 2025, início de 2026, com preços ainda por determinar