Kia EV9 GT. 501 cv e 6 lugares para a família

A Kia acaba de desvendar a variante GT do SUV elétrico EV9, no âmbito do Salão de Los Angeles, nos EUA. Entre as novidades, estão as novas pretensões desportivas do modelo, decorrentes dos 501 cv de potência combinada.

Os SUV desportivos estão cada vez mais presentes na indústria automóvel, sendo que a mais recente entrada é a do EV9 GT da Kia. Marca que converteu o seu SUV familiar numa proposta com prestações dignas de um desportivo.

Apresentado durante o Salão Automóvel de Los Angeles, nos EUA, o EV9 recebeu o mesmo “tratamento” do EV6 GT, passando a debitar 501 cv, com recurso a dois motores elétricos, de 217 e 367 cv, respetivamente.

Em conjunto, estes dois motores possibilitam um aumento de 122 cv em relação aos 379 cv do EV9 GT-Line.

A marca não anunciou valores para o binário máximo. Contudo, certamente serão superiores aos 605 Nm do EV9 GT-Line, uma vez que a variante GT consegue cumprir os 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos.

O SUV familiar beneficia de uma arquitetura elétrica de 800 V, já conhecida da restante gama EV9, que permite carregamentos dos 10 aos 80% em menos de 25 minutos, em carregadores rápidos de corrente contínua.

Passagens de caixa elétricas

À semelhança do Hyundai Ioniq 5 N, o EV9 GT também consegue simular a de troca de mudanças de caixa de velocidades, idêntica a uma transmissão automática convencional.

Graças ao Seletor de Velocidades Virtual (VGS), solução estreada nesta variante GT do EV9, as passagens de caixa são recriadas ao ritmo da aceleração, funcionando em conjunto com o sistema de som do veículo.

No capítulo das capacidades dinâmicas, o EV9 GT recebeu uma suspensão controlada eletronicamente, que regula o amortecimento com base no modo de condução escolhido, além de um diferencial autoblocante eletrónico (e-LSD), que permite aumentar a estabilidade do carro em curva.

O sistema de travagem também foi evoluído, passando a dispor de discos maiores, enquanto a altura ao solo manteve-se fixa nos 20 cm, igual às restantes versões da gama EV9.

Exterior e interiores exclusivos

Fazendo jus à designação GT, a Kia evoluiu a imagem do EV9 com elementos de design exclusivos, de modo a distingui-lo da restante gama.

No exterior, conta com jantes de 21 polegadas, pinças de travão pintadas em verde néon, tal como no EV6 GT. Além de entradas de ar dianteiras com um desenho novo.

No interior, a par do equipamento já conhecido na gama EV9, destacam-se os apontamentos em verde néon, assim como os bancos desportivos com acabamentos em Alcantara.

Data de chegada

A Kia ainda não anunciou a data de chegada do EV9 GT ao mercado, razão pela qual ainda não há preços conhecidos.

Contudo, tendo em conta o preço do EV9 GT-Line, 88.900 euros, é certo que o preço pedido pelo EV9 GT fique acima dos 90 mil euros.