A Nissan vai lançar a nova geração do Interstar ainda este ano que estará disponível em versões diesel e elétricas a bateria, com autonomia, neste último caso, de até 460 quilómetros.
A Nissan garante estar de regresso ao negócio dos comerciais, segundo afirmaram recentemente os responsáveis desta unidade de negócio da marca japonesa durante a apresentação estática da nova geração do Interstar, realizada em Barcelona.
Após o lançamento da gama de comerciais compactos Townstar, a Nissan aposta agora nos comerciais de grandes dimensões, que também foram desenvolvidos no âmbito da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, tendo a marca francesa ficado com a liderança do projeto.
Não será de estranhar que a imagem de ambos os modelos não esconda o parentesco. Os próprios responsáveis da Nissan admitiram que nesta face o objetivo era acelerar o processo de desenvolvimento, pelo que não faria sentido uma diferenciação muito profunda, já que os dois modelos se dirigem a públicos diferentes: o Master está vocacionado para grandes frotas, enquanto o Interstar se dirige mais a pequenas e médias empresas ou a clientes privados.
Design V-Motion
Não obstante, o Interstar distingue-se do seu "primo francês" ao adotar a nova linguagem de design V-Motion da Nissan As linhas exteriores são inspiradas nos camiões norte-americandos, não faltando mesmo o nome do modelo por cima de uma grelha elevada com barras horizontais, ladeadas por grupos óticos com assinatura luminosa em forma de C.
As linhas da carroçaria foram desenhadas para otimizar a eficiência aerodinâmica, incluindo mesmo os tampões das rodas. A marca reivindica uma redução de 20% no arrasto aerodinâmico relativamente ao modelo anterior.
A Nissan refere que o novo Inrterstar foi projetado para responder às necessidades de tipos de clientes, prometendo uma elevada eficiência, uma capacidade elevada e bem-estar aos utilizadores.
A gama vai estar disponível em vários tipos de carroçarias - furgão, combi e chassis-cabina - que serão propostos com tração dianteira. A Nissan vai apostar numa simplificação da sua gama, em função da procura do mercado.
Nos furgões, a gama será constituída pelos derivativos L2H2 (10,8 m3), L3H2 (14 m3) e L4H3 (17 m3). A marca vai igualmente apostar nos chassis-cabina, designadamente nos derivativos L2 e L3, com comprimentos exteriores de 5,68 metros e 6,31 metros, respetivamente.
Dois tipos de motorização
Ao contrário do Nissan Townstar, o novo Interstar mantém a oferta de motorizações diesel, que segundo a marca irão continuar a dominar as vendas no segmento a curto e médio prazo, com cerca de 90% do total. Assim, as versões de tração traseira serão propostas em níveis de potência de 150 cv e 170 cv, disponíveis também com nova caixa automática ZF de nove velocidades, e as de tração dianteira virão com 105 cv ou 130 cv.
À semelhança da nova Renault Master, o Interstar também vai ser proposto em versões elétricas e serão disponibilizadas duas opções de motor / bateria: 87 kW e 40 kWh, com autonomia de até 180 quilómetros; 105 kW e 96 kWh, com alcance de até 420 quilómetros.
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O consumo médio anunciado é de 21 kWh/100 km. Em qualquer dos casos, o binário máximo do motor é sempre de 300 Nm, o que promete valores interessantes de aceleração para furgões elétricos com capacidade de carga até 1,6 toneladas.
Carga normal ou rápida
O Nissan Interstar EV pode vir equipado com um carregador de bordo de 11 kW ou 22 kW, que permite recuperar entre 10% a 100% da capacidade da bateria em menos de quatro horas em corrente alterna.
O furgão elétrico da marca nipónica também aceita carregamentos em corrente contínua com potências de até 130 kW, sendo possível ganhar 229 quilómetros de autonomia em cerca de 30 minutos.
O novo Interstar vai ter uma garantia geral de cinco anos ou 160 mil quilómetros para as versões térmicas, enquanto nas elétricas é de oito anos ou 160 mil quilómetros.
A comercialização do novo Nissan Interstar está prevista para o terceiro trimestre deste ano, quer para as versões térmicas, quer elétricas.