Mobieco

Publicidade

Falta de componentes. Nissan volta a adiar lançamento do Ariya

Texto: Carlos Moura
Data: 6 de Abril, 2022

A Nissan tem vindo a adiar sucessivamente o lançamento do SUV elétrico Ariya devido à falta de componentes, designadamente semicondutores. Entretanto, a marca já anunciou novas datas para o início da comercialização deste modelo: 12 de maio no Japão e verão na Europa. 

A Nissan voltou a adiar o lançamento do SUV elétrico Ariya, segundo refere o Automotive News, adiantando que isso se deve à escassez de semicondutores. O próprio construtor japonês admitiu o problema, mencionando ainda “outras disrupções na cadeia de abastecimento”.

Os fabricantes automóveis estão com graves problemas para produzir veículos em todo o mundo. Tudo começou com os constrangimentos provocados pela crise pandémica do COVID-19, que se agravou com a questão da escassez de semicondutores, cuja produção foi transferida para a indústria da eletrónica de consumo.

Nissan Ariya deverá chegar à Europa no verão

A situação deverá meses ou mesmo anos a regularizar e como consequência as marcas automóveis terão dificuldades acrescidas no agendamento do lançamento dos novos modelos porque nunca sabem se vão existir unidades suficientes para enviar para os concessionários.

O Ariya é o segundo automóvel de passageiros elétrico da Nissan, que surge no mercado após o hatchback compacto LEAF, introduzido no mercado em 2010 e já vai na segunda geração.

A Nissan é uma marca pioneira no universo dos veículos elétricos e os proprietários e fãs da marca têm vindo a aguardar com expetativa o lançamento do Ariya.

Nova derrapagem

O Automotive News adianta que a Nissan pretende lançar oficialmente o Ariya no Japão no dia 12 de maio, o que constitui uma derrapagem face à data prevista no final de março.

Antes disso, a Nissan tinha planeado abrir as encomendas em meados de 2021, o que não aconteceu devido também a problemas relacionados com a COVID-19 e a falta de semicondutores.

Entretanto, a Nissan anunciou que o Ariya irá entrar em comercialização na Europa já este verão.