Nissan LEAF 62 KWh 10º Aniversário. Do pioneirismo à referência

Texto: Carlos Moura
Data: 13 de Agosto, 2021

O Nissan LEAF foi um dos pioneiros no mercado de veículos elétricos. Passados dez anos continua a ser uma das referências do segmento, demonstrando, nesta versão de Aniversário, que é um familiar como os outros…só que elétrico. Dizia que os elétricos não andam e têm pouca autonomia? Não é bem assim…

Primeiro automóvel elétrico de comercialização em massa, o Nissan LEAF está a assinalar o décimo aniversário desde o lançamento da sua primeira geração. Além de pioneiro, este modelo também passou a ser uma das referências do segmento dos veículos cem por cento elétricos.

Segundo o “Relatório Estatísticas do Sector Automóvel – Edição 2021” da ACAP. ainda foi o terceiro mais vendido na sua categoria no ano passado, com 1109 unidades matriculadas, perdendo apenas para o Tesla Model 3 (1273 unidades) e o Renault ZOE (1208 unidades).

Para assinalar os dez anos de vendas do LEAF, a Nissan lançou uma edição especial de aniversário, denominada precisamente LEAF10 que acrescenta uma nova cor da carroçaria – Grey e tejadilho Black – complementada pelos requintados detalhes de decoração Kumiko nas capas dos espelhos retrovisores, no tecto e na tampa da bagageira. O emblema exclusivo 10º aniversário no pilar A e as jantes em liga leve específicas também estão presentes na decoração desta edição especial.

INTERIOR

O painel de bordo carateriza-se por um design simples, funcional e amigável para o utilizador. Muitas das funções são comandadas por botões físicos em vez de interfaces sensíveis ao toque que estão presentes em alguns concorrentes.

A parte superior painel de bordo e as portas possuem revestimentos em plásticos duros, enquanto na secção intermédia se encontra uma superfície texturada e macia. Nota-se, no entanto, que houve uma preocupação com o rigor na montagem dos materiais.

LEIA TAMBÉM
Kia Ceed Sportswagen PHEV já chegou a Portugal. Preços a partir de 36 mil euros

O painel de instrumentos é um elemento particularmente interessante, já que metade é digital e a outra analógica. O velocímetro continua a ser um mostrador tradicional, enquanto o resto do painel consiste num ecrã a cores de alta resolução, disponibilizando informações acerca do nível da bateria, dos sistemas de assistência em utilização ou da navegação.

A consola central recebe um ecrã tátil de oito polegadas para o sistema de infoentretenimento que é relativamente simples de utilizar, graças à lógica do seu sistema de operação. Os botões físicos que localizados nos lados do ecrã facilitam o acesso a algumas das funções enquanto se está ao volante. O sistema de navegação é de série, assim como o rádio DAB ou a compatibilidade com Apple CarPlay ou Android Auto.

Os bancos com estofos em tecido preto possuem um design agradável e a melhor posição atrás do volante encontra-se com facilidade, graças à regulação em profundidade e inclinação do assento. O volante, no entanto, é apenas ajustável em altura, oferecendo comandos para o audio, Bluetooth, limitador de velocidade e cruise control inteligente.

A habitabilidade dianteira é francamente boa, mesmo para os ocupantes de maior estatura. Apesar dos bancos estarem montados numa posição relativamente elevada, o espaço para a cabeça é mais do que suficiente, assim como a largura para os ombros.

O espaço atrás está em linha com a concorrência, permitindo transportar dois adultos ou três crianças. A bagageira, por seu lado, oferece uma capacidade de 435 litros e pode ser ampliada até aos 1176 litros, graças ao rebatimento dos assentos traseiros.

MECÂNICA

A edição especial de décimo aniversário do Nissan LEAF pode receber um grupo motopropulsor constituído por uma bateria de iões de lítio com 40 kWh de capacidade e motor elétrico de 110 kW (150 cv) ou bateria de 62 kWh e 160 kW (217 cv), sendo esta a opção que estava presente na unidade ensaiada.

A versão mais potente do LEAF consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 157 km/h. A potência e o binário máximo de 340 Nm entre as 500 e as 5000 rpm é transmitido às rodas dianteiras através de um redutor de uma velocidade.

A autonomia anunciada é de 385 quilómetros em ciclo misto WLTP. A bateria pode recuperar alguma capacidade através do sistema de regeneração de energia ou através de carregamento externo. Em carga normal e com conector tipo 2 Mennekes, a operação pode demorar 11h30 a 32A e 6,6 kW, 23 horas a 16A e 3,6 kW ou 32 horas numa tomada doméstica a 10A e 2,3 kW. Num posto de carregamento rápido CHAdeMO com capacidade para carregar a 100 kW é possível recuperar entre 20% a 80% da capacidade da bateria de 62 kWh em 1h30.

Para otimizar a autonomia, designadamente em ambiente urbano, o utilizador tem à sua disposição os modos de condução Eco e B, ativados por um botão localizado na consola entre os bancos dianteiros ou pelo seletor de condução, respetivamente.

TECNOLOGIA

O Nissan LEAF foi sempre sinónimo de sofisticação tecnológica e esta edição especial de aniversário não só confirma esse estatuto como também o reforça. Exemplo disso é o ecrã tátil de oito polegadas que disponibiliza menus e gráficos que facilitam o acesso a funcionalidades como a navegação, áudio, consumos autonomia, energia das baterias, cálculos de viagem, rotas até aos pontos de carregamento mais próximos.

A unidade ensaiada estava dotada com a tecnologia de Escudo de Proteção Inteligente, que inclui o aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem, o identificador de sinais de trânsito, o regulador automático de luzes de máximos e sistema de anticolisão frontal.

Para compensar alguma perca de visibilidade devido ao formato dos pilares e do óculo traseiro está disponível a câmara inteligente 360º com deteção de pessoas e objetos em movimento. A dotação de série desta série especial inclui ainda o útil aviso de ângulo morto.

A edição de décimo aniversário do LEAF conta com um hotspot Wi-Fi a bordo, que mediante um plano de dados consegue fornecer Internet para, no máximo, sete dispositivos. Esta funcionalidade complementa a gama de serviços da aplicação para smartphone NissanConnect Services, possibilitando o controlo remoto de funcionalidades como o nível de carga da bateria, o bloqueio ou desbloqueio das portas, o pré-aquecimento do habitáculo, entre outros.   

A dotação de série das versões de 62 kWh compreende ainda os sensores de estacionamento traseiros, o travão de estacionamento elétrico e o sistema ProPilot, que oferece uma condução semi-autónoma, atuando na direção, travões e acelerador o condutor quando circula em autoestrada ou em trânsito intenso em cidade. Sempre que o sistema for ativado através de um botão no volante multifunções, o veículo abranda sem intervenção do utilizador e chega ao imobilizar em caso de necessidade, voltando depois a acelerar quando avança a viatura da frente. O sistema funciona em associação com o cruise control.

AO VOLANTE

A posição de condução é relativamente elevada para um veículo familiar, aproximando-se muito de um pequeno MPV. A visibilidade para a frente também é boa, embora os grossos pilares possam bloquear a visibilidade nos cruzamentos e nas entradas das rotundas.

O motor elétrico de 160 kW (218 cv) é bastante agradável de utilizar e a associação com a caixa redutora de uma só relação garante uma progressão linear, isenta de vibrações. Se for necessário uma prestação dinâmica mais convincente, o LEAF não deixa ninguém envergonhado, já que garante uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,3 segundos e consegue alcançar uma velocidade máxima de 157 km/h.

Para tornar a condução ainda mais simples, o LEAF conta com a tecnologia e-pedal, ativada através de um comando localizado junto ao seletor de condução, que permite gerir o andamento apenas com o acelerador, até mesmo imobilizar o veículo numa descida.

Passada a fase inicial de habituação, esta funcionalidade revela-se bastante útil, até mesmo em situações de tráfego intenso, sendo muito raro o condutor ter de recorrer ao pedal do travão. A desaceleração é assegurada pelo gerador, que aproveita a energia cinética para carregar a bateria, sendo esta atuação regenerativa – em associação como os modos de condução Eco e B – fundamentais para a elevada eficiência energética do LEAF.

Durante o ensaio, o computador de bordo apresentou um consumo médio de 17,7 kWh/100 km. Com base numa potência contratada de 3,45 kVA e tarifa simples, isto corresponde a um custo de três euros por cada cem quilómetros percorridos.

Por outro lado, a bateria de 62 kWh assegura uma autonomia real superior a 330 quilómetros em condições normais de utilização e percursos mistos, o que é mais do que suficiente para a esmagadora das situações.

A direção, corretamente assistida, é perfeita para condução em ambiente urbano, oferecendo uma boa precisão e consistência. A suspensão, que foi otimizada para suportar o peso da bateria, consegue proporcionar um elevado conforto aos ocupantes e só em algumas imperfeições mais acentuadas do piso se sentem no habitáculo.   

VEREDICTO

Para quem necessita de uma maior autonomia ou de efetuar trajetos mais longos – mais rapidamente e tempos de paragem encurtados (caso encontre postos de carregamento rápidos livres pelo caminho), o Nissan LEAF com bateria de 62 kWh e motor de 160 kW convence pelas prestações dinâmicas e pela facilidade de utilização. O equipamento de série é bastante completo, não faltando os mais recentes conteúdos tecnológicos e de apoio à condução. Quanto ao preço, a unidade ensaiada está disponível por 41.900 euros.

 

Gostámos Gostámos

E-pedal

Conduzir quase exclusivamente com o pedal do acelerador passou a ser possível com a tecnologia e-pedal que aproveita ao máximo o sistema de travagem regenerativa para desacelerar o veículo até à imobilização completa, recarregando a bateria.

ProPilot

O sistema ProPilot permite uma condução semi-autónoma sempre que é ativado no volante multifunções, ajudando o utilizador em situações de circulação em autoestrada e e em trânsito intenso, mantendo sempre a distância para o veículo da frente.

Autonomia

Os críticos dos elétricos diziam que estes só não andavam como tinham pouca bateria. O LEAF 62 kWh desfaz esse mito porque além de uma autonomia superior a 330 km em condições reais ainda oferece prestações superiores às de muitos outros familiares.

Não Gostámos Não Gostámos

Preço

Para um particular, que não beneficia dos incentivos concedidos às empresas, o acesso à mobilidade elétrica ainda está condicionado pelo preço elevado. Os 41.900 euros da unidade ensaiada parecem excessivos para um familiar de segmento C.

Alguns materiais utilizados

O painel de bordo tem um aspeto sólido e um design funcional, mas a qualidade de alguns plásticos rijos deixe algo a desejar, embora a Nissan tenha procurado compensar com a utilização de alguns revestimentos mais suaves ao toque.

Tempo de carga

Uma maior autonomia implica uma bateria com maior capacidade. No caso dos 62 kWh do LEAF recuperar entre 20% a 80% demora cerca de 90 minutos num posto rápido e se essa operação for efetuada numa tomada doméstica pode chegar a 32 horas.


Nissan LEAF 62 kWH 10º Aniversário

Preço 41.900

Motor Elétrico
Potência 160 kW (217 cv) das 4600 às 5800 rpm
Binário 340 Nm das 500 às 4000 rpm
Transmissão Auto, 1 vel.
Peso 1756 kg
Comp./Larg./Alt. 4,49/1,79/1,54 m
Dist. entre eixos 2,70 m
Mala 435 – 1176 l
Desempenho 7,3 0-100 km/h; 157 km/h Vel. Máx.
Consumo 18,5 (17,7) kWh/100 km
Emissões CO2 0 g/Km
Bateria/capacidade Iões de lítio, 62 kWh
Tempos de carga 11h30 (2,3 kW), 8h00 (7 kW9, 1h30 (20 a 80%)

Equipamento
Série: Jantes liga leve 17”, assistência ao arranque em subida, faróis com ativação automática, sensor de chuva, chassis com controlo inteligente da trajetória, escudo de proteção inteligente (sistema anti-colisão com deteção de peões, alerta inteligente de manutenção de faixa, sistema de faróis inteligentes, reconhecimento de sinais de trânsito, controlo inteligente de ângulo morto, detetor inteligente de fadiga, aviso sonoro para peões), Nissan Connect, sistema de navegação com ecrã flutuante de 8”, cruise control, inteligente, ProPilot, câmara de visão 360º com deteção de objetos em movimento, sensores de estacionamento, chave inteligente, botão de ignição, e-pedal, travão estacionamento elétrico, ar condicionado automático, retrovisor interior anti-encadeamento, volante multifunções, consola traseira com duas portas USB.