Três anos depois de decretar o fim do modelo, o pequeno fabricante britânico Morgan anuncia uma edição especial do modelo Plus 8, denominada GTR, já para este verão. Personalizável ao gosto do cliente, só o preço não foi divulgado.
Descrevendo o Plus 8 GTR como uma versão "sem concessões" do Plus 8 standard, a Morgan explica que, esta hipótese, só foi possível, graças à aquisição de nove chassis que haviam sido vendidos para um projecto externo que não se concretizou. Existindo, igualmente, a garantia de que não chegaram a ser usados e de que alguns componentes mecânicos serão mesmo atualizados, de forma a corresponderem às maiores exigências desta versão.
Já definido está, igualmente, que, debaixo do capot, manter-se-á o bloco N62 de 4,8 litros fornecido pela BMW, ainda que com a Morgan a deixar no ar a possibilidade destes motores virem a garantir uma potência maior que os 367 anunciados à partida. Mantendo-se, igualmente, a conjugação, tanto com caixa manual de seis velocidades, como com uma transmissão automática.

"Fazer renascer um Morgan com motor V8, numa altura como a que vivemos, pode não parecer a escolha mais óbvia, em particular, num fabricante firmemente focado em novas plataformas e motores", comentou, em declarações à britânica Autocar, o director de design da Morgan, Jonathan Wells. Acrescentando que, "quando, no entanto, surgiu a oportunidade de retomarmos alguns chassis, atualizando-os, de forma a criar um projeto especial e empolgante como este Plus 8 GTR, abraçámo-lo totalmente".
LEIA TAMBÉM
Morgan despede-se do 3 Wheeler com edição P101
Ainda de acordo com o mesmo responsável, foi pedido, nesta nova versão especial, às equipas de engenharia e design, que "deixassem fluir livremente a sua imaginação", tendo a inspiração vindo do GT de competição que a marca desenvolveu na década de 90 do século passado, também conhecido como 'Big Blue', e que serviu para desenvolver o novo chassis de alumínio que, já em 2004, viria a substituir a ultrapassada solução em ferro.

Embora, para já, disponível apenas através de desenhos, a Morgan acredita que será possível apresentar o Plus 8 GTR ainda antes da sua entrada em produção, já no próximo versão. E que terá lugar no Morgan Design e Engineering Centre, ao invés de na fábrica de Pickersleigh Road, no Reino Unido.
Embora, pelo menos para já, sem preços conhecidos, a Morgan recorda, ainda, que, desta versão especial, apenas serão produzidos nove unidades, precisamente o número de chassis disponíveis. Sendo que, a tornar ainda mais cativante o modelo, surge o facto deste poder ser totalmente personalizado ao gosto do cliente, mediante um trabalho de criação realizado em conjunto com a equipa de design do fabricante.

Por outro lado e embora frisando que apenas existem nove chassis, a Morgan também assume que, ainda durante este ano de 2021, outras edições especiais deverão ver a luz do dia.