Um grupo de analistas fez as contas e chegou à conclusão que os 35.000$ da versão base não chegam para a despesa de produção, afirma a CNBC. Existem carros que se revelam negócios verdadeiramente desastrosos para as marcas. Um dos casos mais famosos foi o do Bugatti Veyron, que dava prejuízos superiores a quatro milhões de euros por unidade à marca francesa, mas existem outros bons exemplos, como quando Sergio Marchionne pediu aos clientes para não adquirirem o Fiat 500e pois isso era prejudicial para a empresa. Agora parece que também o Tesla Model 3 se pode juntar a esta 'lista negra', de acordo com as contas feitas pela UBS e difundidas pelos americanos da CNBC. Há desde logo que referir que a base para esta análise é um pouco estranha, pois parte de uma comparação entre o Model 3, o BMW i3 de 2014 e o Chevrolet Bolt de 2017. Mas a conclusão a que chegaram os analistas é que a versão-base do compacto idealizado por Elon Musk para abrir a todos a mobilidade elétrica, que custa 35000$, tem um preço que não chega para cobrir os custos. Que estão próximos dos 41000$, o que significa que os prejuízos por viatura são de 5900$. A situação é, no entanto, diferente quando se trata das versões mais equipadas do modelo. Com alguns dos extra, e um preço de 49000$, a UBS afirma que a margem de lucro da marca já sobe para os 18%. Portanto, se quer ajudar a empresa de Elon Musk, nada como optar pelos extras que estão disponíveis ao invés da versão mais barata deste modelo. Estas contas significam que aTesla até pode estar a gerar lucros com o Model 3, pois tem-se concentrado em convencer os clientes a optar pelas versões mais equipadas do modelo. Há que referir, além disso, que o compacto deixou bem impressionados estes analistas que afirmam que a um preço de 35000$ Model 3 dá prejuízo. Eles afirmam que o compacto elétrico tem uma motorização que está anos à frente da competição e integra inovações que estão ao nível das tecnologias militares. Portanto, conclui-se que ele está muito à frente da concorrência…