Publicidade

Pelos 60 anos de ligação à família Cooper. Mini JCW ganha Anniversary Edition

Texto: Francisco Cruz
Data: 19 de Julho, 2021

A Mini acaba de apresentar uma nova edição comemorativa e limitada do Mini John Cooper Works, denominada Anniversary Edition. Com a qual a marca britânica pretende celebrar os 60 anos de ligação com o homem que dá nome à versão, John Cooper Sénior. Resta, agora, saber quantos virão para Portugal…

Segundo revela a marca britânica, hoje em dia nas mãos do BMW Group, esta nova edição limitada, comemorativa de aniversário, traduzir-se-á em apenas 740 unidades, para todo o mundo.

Quanto às características, o Mini John Cooper Works Anniversary Edition mantém o já conhecido quatro cilindros 2.0 litros turbo, que equipa a versão John Cooper Works (JCW), e que anuncia uma potência máxima de 231 cv e um binário de 320 Nm. Valores que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 Km/h em 6,3 segundos, assim como atingir a velocidade máxima anunciada de 246 km/h.

Mini JCW Anniversary Edition

Pelo contrário, novidade, é a pintura exterior Rebel Green, assim como o tejadilho, pegas das portas, capas dos retrovisores e molduras das ópticas dianteiras, em branco. Ou, ainda, as listas brancas que percorrem o capot, com filete em vermelho.

LEIA TAMBÉM
Model Year 2022. Mini apura John Cooper Works com discreta atualização

Finalmente e como jantes, um conjunto em liga leve de 18″, revestido a pneus run-flat, e a que se junta, ainda, a inscrição do número 74, em dégradé, nas portas e capot. Esta última, alusão ao primeiro triunfo do Mini Cooper original, no Troféu Lombank de 1961, em Snetterton, Inglaterra.

Com direito a “autógrafo”

Passando ao habitáculo, aplicações em Preto brilhante, a juntar ao estofamento em Dinamica. Sendo também possível encontrar o logótipo original da Cooper Car Company nos frisos das soleiras das portas, vigias laterais, pilares ‘C’ e volante.  Ou, ainda e já no tablier, as assinaturas de três gerações da família Cooper: John Cooper, o filho John Jr, e o neto Charlie. Aliás, o anúncio desta edição de aniversário, acontece no dia em que teria lugar o 98.º aniversário de John Cooper Sénior.

Mini JCW Anniversary Edition

Finalmente, presente, também, uma placa manuscrita, com o número de cada unidade, acompanhado da frase “60 Years of Mini Cooper – The Unexpected Underdog”.

Relativamente ao equipamento, a presença, de série, do Navigation Plus Pack, acompanhado de um ecrã táctil de dimensões maiores (8,8″), Apple CarPlay, Head-Up Display, carregamento sem fios de smartphones e painel de instrumentos digital. Sendo que o pacote Comfort Plus também está incluído, tal como o ar condicionado e os sensores de estacionamento à frente.

A partir de 40 mil libras

Mini JCW Anniversary Edition

Para já ainda sem preços conhecidos para Portugal, esta edição de aniversário do Mini de 3 portas vai estar disponível no mercado anfitrião, a Inglaterra, com preços ligeiramente acima dos 39.500 libras esterlinas, no caso da variante com caixa manual, e de 41.319 libras, quando com caixa automática de oito velocidades.