Realizada pela primeira vez em 1927, a Mille Miglia é hoje uma das mais antigas corridas de automóveis, nos tempos que correm destinada, apenas e só, a carros clássicos. E em que, assinale-se, o leitor também vai poder participar. Como? A Mercedes está a convidar… mediante um “pequeno” pagamento, é claro.
Outrora uma das mais emocionantes, mas também mais perigosas (ao longo das suas 25 edições, resultou na morte de um total de 56 pilotos, navegadores e espectadores), corridas de automóveis realizadas nas estradas do dia-a-dia, a famosa Mille Miglia, ou, numa tradução livre para portugês, as Mil Milhas, é hoje e no entanto, uma prova bastante diferente.
Já sem o nervo da velocidade que o marcou entre 1927 e 1957 (13 vezes antes da II Grande Guerra, 11 após), mas também ajudou a cobrir de notoriedade fabricantes como a Alfa Romeo, BMW, Ferrari, Maserati, Mercedes-Benz e Porsche, o evento que liga Brescia a Roma (ida e volta), num total de 1600 km, tornou-se, a partir de 1977, uma prova de regularidade, apenas e só para automóveis clássicos, construídos até 1957. Tornando-se bem mais um momento de exaltação à história do Automóvel, do que propriamente uma verdadeira corrida de velocidade.
Contudo, se a participação neste tipo de provas é, desde há muito, um dos grandes sonhos do leitor, saiba que, 2024, pode muito bem ser a oportunidade há muito aguardada. Isto, porque a Mercedes-Benz está a propor a três desconhecidos a possibilidade de se apresentarem à partida para a Mille Miglia do próximo ano, ao volante de, nada mais, nada menos, que um icónico Mercedes-Benz 300 SL Gullwing disponibilizado pela marca alemã!
LEIA TAMBÉM
Alfa Romeo domina a Mille Miglia
Infelizmente e porque nada neste mundo é dado de forma gratuita, para poder desfrutar desta oportunidade única, o leitor terá de pagar um valor de participação, que a marca da estrela fixou já em 150 mil euros. Mais impostos…
Ainda assim e para que não se sinta defraudado, é preciso notar que o valor em questão garante-lhe não só apenas estar à partida para a próxima edição das Mille Miglia, conduzindo uma verdadeira jóia, mas também beneficiar da experiência de um verdadeiro piloto como navegador e do apoio do departamento técnico da marca da estrela, ao longo de todo o evento.
Contemplado está, ainda, um fim-de-semana em Estugarda, antes da corrida, para que o leitor tenha oportunidade de familiarizar-se com a condução do 300 SL Gullwing.
Nota, ainda, para o pormenor de, tendo ou não os tais 150 mil euros disponíveis para aplicar neste momento único, o interessado ter, sempre, de cumprir alguns pré-requisitos, como seja a obrigatoriedade de ter entre os 25 e os 80 anos, possuir carta de condução internacional válida há pelo menos quatro anos e conseguir apresentar um atestado médico que garanta que se encontra em boa forma física para cumprir o desafio. Isto, porque e é preciso não esquecer, sempre são cerca de 1.600 km ao volante.
É caro? Descanse, há outra solução…
Finalmente e caso o leitor não esteja na disposição de gastar aquilo que lhe custará um SL novo, num momento como este, até porque possui um clássico a descansar na garagem, então, saiba que também pode inscrever-se por sua conta e risco, pagando apenas um valor inscrição bem menos pesado – 15 000 euros.
Bem vistas as coisas, sempre é menos um zero…