MG3 Hybrid+: Evolução eficiente

O MG3 Hybrid+ apresenta-se como o híbrido mais barato do mercado. Uma bateria de 1,83 kWh garante deslocações em modo EV superiores à média. Já os consumos não dificilmente baixam dos 5 l/100 km

O MG3 Hybrid+ apresenta-se como o híbrido mais barato do mercado. Uma bateria de 1,83 kWh garante deslocações em modo EV superiores à média. Já os consumos não dificilmente baixam dos 5 l/100 km

Despedimo-nos dele como Rover 25 e assistimos à distância enquanto se reinventava, primeiro na China e depois no Reino Unido, sempre com o logótipo octogonal da MG. Agora na terceira geração, o MG3 chega a Portugal com uma única motorização híbrida. É a estreia da tecnologia Hybrid+, que introduz no segmento B uma bateria e um motor elétrico de maior capacidade. O resultado prático é a maior prevalência da condução 100% elétrica em ambiente urbano. Não sendo declarada, a autonomia elétrica é nitidamente superior à dos concorrentes, os primos Toyota Yaris 1.5 Hybrid 115 cv (22 880 €) e Mazda 2 Hybrid (26 127 €) e o Renault Clio E-tech full hybrid 145 cv (26 100 €).

Com uma relação preço/potência difícil de igualar entre os híbridos do segmento B, o MG3 Hybrid+ pode ser adquirido desde os 22 161 €. A combinação bloco térmico 1.5 (com 100 cv, ciclo Atkinson e quatro cilindros) com o motor elétrico de 134 cv resulta numa potência total de 194 cv. Sempre gerida de forma automática pelo sistema Hybrid+, a interação entre a bateria e os dois motores pode ter cinco configurações: EV, Série, Série e Carga, Condução e Carga e Paralelo. A transmissão automática de três velocidades tem funcionamento suave e contribui para fixar o arranque até aos 100 km/h nos oito segundos.

Dupla personalidade

Para o condutor sobram os três modos de condução tradicionais: Eco, Standard e Sport. Direção, motores e acelerador ajustam-se em conformidade com o espírito, acabando por circular sempre no Standard ativado por defeito com a ignição. Em cidade, o MG3 Hybrid+ surpreende pelo extenso raio de ação do modo EV. Como grande parte da circulação é feita sem ruído de motor, os barulhos parasita provenientes das juntas entre os diversos materiais rijos que dão forma ao interior tornam-se evidentes.

De um modo geral a apresentação do interior não é muito diferente do MG4. Os três níveis de equipamento apresentam um painel de instrumentos digital de sete polegadas, complementado por um ecrã central de 10,25 polegadas. O Apple CarPlay e o Android Auto também são de série, mas precisam de cabo. A unidade ensaiada, Luxury, contava com faróis LED, câmara 360 graus e entrada sem chave. O volante de dois braços, achatado em cima e em baixo, é comum e só dispõe de regulação em altura. Os bancos traseiros servem para a maioria dos adultos, com a altura a poder ser mais problemática que o espaço para as pernas.

Saindo da cidade, as transições entre motores tornam-se mais evidentes, com o bloco 1.5 a fazer-se ouvir com alarido. A direção rápida e o chassis equilibrado convidam a explorar um trem motriz que, apesar de ser claramente mais despachado que os rivais, nunca parece ter 194 cv. Sendo controlados, os consumos não baixam dos 5,3 l/100 km. Um valor interessante, um pouco acima dos 4,4 l/100 km oficiais. A média homologada fica entre os 4,2 l/100 km do Renault Clio E-Tech Full Hybrid e os 5 l/100 km do Toyota Yaris.

VEREDITO

Um utilitário que tem o maio trunfo na relação entre o preço e o equipamento. Os 194 cv também podem agradar aos condutores mais orientados para a potência. Mas é fogo de vista. O MG3 Hybrid+ é despachado, mas não parece ter 194 cv. Também não tem grande qualidade de acabamentos.

FICHA TÉCNICA

MG3 Hybrid+

PREÇO 22 161 € (25 161 € versão ensaiada)

MOTOR Gasolina, 4 cil., 1498 cc

POTÊNCIA 194 cv

BINÁRIO 425 Nm

TRANSMISSÃO Dianteira; Auto 3 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,11/1,80/1,50 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,57 M

BAGAGEIRA 480-1540 L

ACEL. 0-100 km/h 8 S

VEL. MÁX. 170 KM/H

CONSUMO WLTP 4,4 (5,3*) l/100 KM

*Medições Turbo

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