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Canadá. Cliente processa a Mercedes-Benz por perda do prazer de conduzir

Texto: Francisco Cruz
Data: 12 de Janeiro, 2021

Numa altura em que os automóveis são cada vez mais tecnologia, sensores e electrónica, esta é uma notícia que poderá funcionar como alerta, para consumidores, mas também para construtores: um casal canadiano decidiu processar a Mercedes-Benz Canadá, devido, entre outros danos, ter perdido o prazer de conduzir o seu Classe S.

Segundo avança o diário Vancouver Sun, tudo terá começado há cerca de três anos, em 2017, quando Datong Yang e Guifang Huo decidiram dirigir-se a um concessionário da Mercedes-Benz e comprar um Classe S.

A viatura, um Mercedes S550, pela qual o casal terá pago qualquer coisa como 131 mil euros, começou, no entanto, a apresentar um comportamento estranho, ainda no primeiro ano após a compra, numa altura em que contabiliza cerca de 6.500 quilómetros.

Mercedes-Benz Classe S 2018

Segundo os seus proprietários, o veículo terá começado a bloquear o volante repentinamente e de forma autónoma, causando verdadeiros sustos aos ocupantes. Os quais decidiram, em Abril de 2018, decidiram estacionar o carro, para não mais lhe mexerem.

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Entretanto e ainda de acordo com o diário canadiano, o casal terá chegado a contactar o concessionário da marca em Richmond, Canadá, para que fosse feita uma verificação à viatura, mas os técnicos terão alegado não haver qualquer problema com o carro. Motivo pelo qual Datong Yang e Guifang Huo terão decidido avançar com a queixa em tribunal, acusando o concessionário de incapacidade para detectar o problema.

Problema já terá sido motivo de recall nos EUA

Embora este caso esteja, para já, nas mãos da Justiça canadiana, a verdade é que, nomeadamente no país vizinho, os EUA, a Mercedes-Benz já foi obrigada a recolher, há cerca de dois anos atrás, vários Classe S, fabricados entre 2015 e 2019, com problemas na direcção.

Segundo os fundamentos divulgados para esse recall, o problema estaria num transistor  parte do sistema de direcção, que, nalgumas situações, sobreaquecia, levando à perda da direcção hidráulica.

Mercedes-Benz Classe S 2018

Na altura, as recomendações da casa-mãe, para a Mercedes-Benz USA, foram no sentido de que os proprietários das viaturas em causa fossem notificados, inspeccionados os seus componentes e que, em caso de necessidade, fossem substituídos, “gratuitamente”.

Contudo e no caso do concessionário de Richmond, Yang garante que a resposta foi que a casal continuasse a utilizar o S550, ou então, que o vendesse. Soluções que o proprietário não aceita, no primeiro caso, porque teme que o volante volte a bloquear, e, no segundo, porque entende que seria apenas passar o problema para o próximo dono.

Mercedes-Benz Alemanha subscreve tese do cliente

De resto e depois de ter contactado a sede da Mercedes-Benz na Alemanha, Yang terá mesmo recebido como resposta que o carro deverá ser chamado à oficina e reparado. Razão pela qual o canadiano decidiu, já em 2019, colocar a Mercedes-Benz Canadá em tribunal, alegando danos não-especificados, sendo um deles a perda do prazer de conduzir e desfrutar do seu Classe S!

Mercedes-Benz Classe S 2018

Segundo o queixoso, já não se trata só de resolver o problema existente no seu S550, desde logo, por questões de segurança, sua e dos seus, mas também evitar que outros se magoem.

Já a Mercedes-Benz Canada, garante o Vancouver Sun, tem evitado assumir a responsabilidade, negando ou até adiando a reparação do problema.