Mercedes mantém motores V8 e V12 na era da eletrificação

A Mercedes-Benz anunciou, durante a sua conferência anual de resultados, que irá manter na sua gama um dos seus motores mais imponentes, o V12. Na mesma ocasião, confirmou, ainda, que está a desenvolver uma nova geração de motores V8 eletrificados.

Em mais uma apresentação anual de resultados, a Mercedes-Benz começou por destacar a necessidade de tornar-se “mais simples, mais rápida e mais forte”, como forma de responder aos resultados pouco positivos de 2024.

O tema do seu novo plano estratégico é “dominar a transformação” e consiste numa agenda preenchida, composta pela introdução de inéditas versões elétricas para o Classe C, GLC e Classe E, assim como uma “grande atualização" para o Classe S.

No entanto e apesar deste abrangente esforço de atualização, o grande destaque vai para a decisão da marca de Estugarda manter, na sua principal berlina de luxo, aquele que já foi um dos seus trunfos mais importantes: o motor V12.

Com esta decisão, a Mercedes quis expressar o seu compromisso a longo prazo com o motor de doze cilindros, garantindo que o bloco twin-turbo de 6,0 litros continuará apenas em “mercados selecionados”. Presumivelmente, em regiões do mundo onde os regulamentos de emissões são menos rigorosos.

Algumas das aplicações deste motor podem ser vistas no Maybach S-Class S680 e no Classe S Guard, a variante blindada da berlina de luxo. Já a divisão de performance AMG, fornece o mesmo bloco V12, trabalhado, entre outros clientes, à Pagani, que o utiliza no hiperdesportivo Utopia.

Nova geração de motores V8 eletrificados

De resto, também na AMG houve novidades, já que a divisão de Affalterbach, Alemanha, está a desenvolver uma nova geração de motores V8 eletrificados, destinados aos futuros modelos que tenham como base a plataforma AMG.EA.

Segundo o fabricante alemão, esta nova arquitetura, inicialmente concebida para apenas veículos elétricos, também irá suportar, no futuro, motores de combustão. Isto, apesar de, aquando do  primeiro anúncio, ter sido associada ao futuro SUV desportivo elétrico da AMG, ainda por revelar.

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Eletrificação é para manter

Finalmente, a Mercedes apresentou novas previsões quanto ao peso que os híbridos plug-in e elétricos poderão vir a ter nas vendas do fabricante, com a marca da estrela a fixar agora o patamar nos 30%, até 2027. Já os restantes 70% serão carros com blocos de combustão, ainda que complementados com tecnologia híbrida de 48V.

Esta previsão vem, no entanto, contrastar com os objetivos anteriormente anunciados pela empresa, nos quais esta apontava como objectivo tornar-se puramente elétrica a partir de 2030.