Mercedes-benz CLA Coupé

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Mercedes CLA Coupé: Puro estilo

Texto: Ricardo Machado / Fotografia: José Bispo
Data: 22 de Abril, 2020

Transformando a mecânica do Classe A num mini CLS, o novo Mercedes CLA Coupé destina-se a quem valoriza a imagem. Doses equilibradas de conforto e dinâmica servidas com muito estilo

Desde que trocou o estilo monovolume da primeira geração por uma imagem mais compacta, em sintonia com as formas dominantes do segmento C, o Mercedes Classe A tornou-se um caso série de popularidade. Um estado de graça não totalmente isento de riscos: de repente, toda a gente conduz um Classe A.

Linha de tejadilho do Mercedes CLA Coupé
Nem parece um Classe A

Para evitar que o modelo de acesso à marca fosse vítima do próprio sucesso, a Mercedes diversificou a oferta.

Partindo da mesma plataforma, a revista MFA2 oferece cinco carroçarias distintas. Do tradicional Classe A ao estilo SUV do GLA há uma versão para todos os gostos, necessidades e carteiras. O Mercedes CLA Coupé é o mais individualista.

Coupé de quatro portas

Ao adotar o estilo coupé de quatro portas estreado no CLS, afasta-se da carroçaria tradicional de três volumes do Classe A Limousine e do Audi A3 Limousine. Uma opção de imagem que deixa o Mercedes CLA sem concorrentes diretos.

O Hyundai i30 Fastback partilha o mesmo conceito, mas gravita numa órbita aspiracional distinta.

Portas sem moldura do Mercedes CLA Coupé
As portas não têm moldura

Para que não restem dúvidas, tomando como base esta motorização 180 d, quem procurar um compacto funcional tem o Classe A (29 350 €) com 4,42 metros de comprimento, cinco lugares e 360 litros de mala.

Quem precisar de mais bagageira, com a mesma habitabilidade, tem o Classe A Limousine (32 950 €) com 4,55 m e 410 l de capacidade. Mas nem todos precisam de transportar três adultos no banco traseiro.

Quem não der muito uso aos bancos traseiros tem o Mercedes CLA Coupé, que ainda oferece uma bagageira com 460 litros.

Sistema operativo MBUX

Ao fazer o upgrade para o novo sistema operativo de segurança e entretenimento da Mercedes, condensado na sigla MBUX, o Mercedes CLA Coupé posiciona-se na vanguarda tecnológica do segmento.

Há avisos sensíveis (vibração do volante), sonoros e visuais para todos os níveis de desatenção. O difícil mesmo é descobrir como desativar os mais irritantes nos inúmeros menus do MBUX.

Interior do Mercedes CLA Coupé
Os bancos integrais são confortáveis e dão um toque desportivo ao habitáculo

Escolher e manter um gráfico específico nos ecrãs gémeos de 10’’ também não é fácil. Admitimos que seja falta de prática, mas a navegação entre menus é confusa e os comandos táteis do volante e consola central são pródigos em efetuar alterações de visualização inadvertidas.

Embora pareça mais atreito a enganos, o sistema é o mesmo do Classe A. O acesso direto à climatização, por meio de teclas físicas sob as elegantes saídas centrais, facilita a utilização da mesma durante a condução. Para além de ser um pormenor “retro” elegante.

Diesel de 116 cv

Como base da gama diesel, o motor de 116 cv deste Mercedes CLA Coupé 180 d não tem grandes aspirações dinâmicas. Especialmente quando tem de carregar quase tonelada e meia de CLA.

Lenta, com resposta sempre mastigada independentemente de multiplicar ou desmultiplicar, a caixa de dupla embraiagem 7G-DCT também não impressiona. Irrita, pela lentidão que impõe às mudanças de rotação rápidas inerentes a uma simples inversão de marcha…

Painel de instrumentos do Mercedes CLA Coupé
O motor não é propriamente desportivo

Sem surpresas, o modo manual e as patilhas do volante são para esquecer. Assim como o modo de condução desportivo. Comfort ou Eco são perfeitos para este CLA 180 d.

Basta manter o regime um pouco acima das 2000 rpm e corre tudo bem. Até o atingir não se mexe e dali para cima só faz barulho.

Suspensão multibraço

Uma das grandes vantagens do Mercedes CLA Coupé, ajuda a compreender os 7000 € que o separam do Classe A Limousine, é o eixo traseiro multibraço.

Disponível apenas para as motorizações mais potentes das outras carroçarias, traz um nível superior de conforto e eficácia ao coupé de quatro portas. Junte-se a estabilidade acrescida das vias mais largas, 63 mm à frente e 55 mm atrás, a um motor orientado para a eficiência e o resultado é um CLA 180 d imperturbável.

Admitindo que este motor não é minimamente desafiante para o chassis, é possível perceber, pela forma como é fácil de posicionar ou como reage às transferências de massas sucessivas como um todo, que há muito Mercedes CLA Coupé para além deste 180 d.

A frente é segura e fácil de interpretar, sem mais vontade de alargar a trajetória do que o normal num tração dianteira.

O conforto justifica o filtro da direção, que peca apenas por não ter a brecagem caraterística dos Mercedes, fruto do posicionamento transversal do motor.

Viajante tranquilo

Numa interpretação literal do conceito de viatura de imagem, este CLA 180 d, com a carroçaria baixa, bem plantada sobre jantes de 18’’ a pontuar vias amplas, parece desportivo.

Parece, porque na verdade é um viajante tranquilo, sem pressa de baixar dos dez segundos no arranque até aos 100 km/h ou de ultrapassar por muito os 200 km/h de velocidade máxima.

Entre o apuro da aerodinâmica e as tecnologias dedicadas à eficiência energética, como as grelhas dianteiras ativas ou a função à vela da caixa de velocidades, o CLA 180 d registou uma média ponderada de 5,4 l/100 km. É perto de 1,5 l acima dos 4 l/100 km oficiais, mas não choca.

Com emissões homologadas de 105 g/km, o Mercedes CLA Coupé é a derivação mais eficiente do Classe A, com a correspondente vantagem fiscal.

Ensaio publicado na íntegra na Turbo 454