O Mercedes-Benz eActros viu a sua oferta ser reforçada com uma nova versão articulada com peso bruto de 40 toneladas, constituída por camião e reboque. O veículo já se encontra em testes em condições reais de operação na Alemanha.
A Mercedes-Benz Trucks iniciou uma nova fase dos testes do camião elétrico a bateria Mercedes-Benz eActros que passou a estar disponível numa configuração de rígido e reboque com peso bruto de 40 toneladas. O veículo já está a ser colocado à prova pelo operador Logistik Schmitt na zona da Floresta Negra, na Alemanha.
A Mercedes-Benz Trucks adianta que esta combinação já está disponível para encomenda. O conjunto articulado cumpre a legislação de travagem para acoplar reboques com mais de dez toneladas, estando equipado com o obrigatório sistema de travagem contínua que, neste caso, é assegurado pelo travão de reboque para veículos elétricos a bateria.

O Mercedes-Benz eActros ao serviço da Logistik Schmitt está equipado com um sistema de engate do reboque no centro do eixo da Rockinger. O reboque de lonas, com eixo central, foi produzido pela Junge. Com um comprimento interno de 7,28 metros está homologado com um peso bruto de 18 toneladas.
O Mercedes-Benz eActros 300 está equipado com um pack de baterias com três módulos com uma capacidade útil de 97 kWh e uma autonomia de até 300 quilómetros. A linha motriz elétrica é constituída por um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades.
Bateria carrega 80% em uma hora
Ambos os motores elétricos desenvolvem uma potência em continuo de 330 kW e de 400 kW de pico. Além disso, a energia elétrica pode ser recuperada durante a condução nas desacelerações e travagens. A energia cinética é utilizada para carregar as baterias.
O Mercedes-Benz eActros 300 pode ser carregado externamente num posto com potência de até 160 kW, demorando cerca de uma hora a recuperar entre 20% a 80% da bateria.
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A Daimler Truck também está a planear fazer um ensaio comparativo na região com um Mercedes-Benz eActros a bateria que está a ser operado pela Logistik Schmitt e um camião elétrico alimentado por catenária de outro fabricante, no âmbito do projeto-piloto "eWayBW".
O construtor de Estugarda sublinha que não tenciona desenvolver os seus próprios camiões elétricos alimentados por catenária porque está empenhada em prosseguir a sua estratégia assente em camiões elétricos a bateria e a hidrogénio.
