Com motor rotativo. Mazda confirma produção de Iconic SP

Depois do impacto causado com a divulgação do concept, a Mazda confirmou que o Iconic SP vai, mesmo, ser produzido num futuro próximo. E com motor Wankel como extensor de autonomia!

Há, sensivelmente, um ano, a Mazda criou muito entusiasmo com a apresentação do protótipo Iconic SP, um coupé de linhas retro-futuristas, que contava ainda com um motor rotativo como extensor de autonomia para o motor elétrico.

No entanto, ao que tudo indica, o coupé desportivo, sobre o qual se especulou muito pela possibilidade de poder ser um novo RX-7 ou o futuro do MX-5, irá mesmo ser produzido.

A informação surge agora graças ao chefe de design da Mazda, Masashi Nakayama, que confirmou que o protótipo irá seguir para produção em breve: “Este protótipo não é apenas um daqueles carros de exposição vazios. Foi concebido com a intenção real de o transformar num modelo de produção num futuro não muito distante”, afirma Nakayama.

É a primeira confirmação, da parte da Mazda, quanto à passagem à produção do protótipo Iconic SP, já que, até aqui, apenas o CEO da Mazda, Masahiro Moro, abordou o tema para descrever o protótipo como um sinal do “compromisso com o futuro” da marca.

Já depois disso, também o diretor de design, Masashi Nakayama, chegou a assumir, numa entrevista posterior, que gostaria de ver realizado o projeto do protótipo.

É fácil associar o Iconic SP a um possível sucessor do RX-7, ou até do RX-8, cuja produção terminou em 2010. No entanto, a Mazda já deu a entender que poderá utilizá-lo como a próxima geração do MX-5, encolhendo as dimensões do protótipo.

Espera-se que o modelo de produção reaproveite as mesmas linhas de design do concept, assim como os faróis “pop-up”. Embora numa evolução do sistema utilizado pela primeira geração do MX-5 (NA) e em quase todas as gerações do RX-7.

Em declarações à Carscoops, o Diretor da Divisão de Planeamento Estratégico para a Investigação e Desenvolvimento da Mazda, Naohito Saga, confirma que a ideia de fazer do Iconic SP um veículo de produção, esteve sempre na mira do fabricante japonês: “Tudo, desde a posição das portas e dos pneus, ao comprimento do veículo, à posição dos ocupantes e à visibilidade, foi meticulosamente estudado antes de se chegar às especificações finais”, afirma.

Motor rotativo como extensor de autonomia

Apesar da marca de Hiroshima não ter divulgado informação sobre que motorização irá estar disponível na versão de produção, o protótipo Iconic SP apresenta-se com um motor rotativo como extensor de autonomia, associado a um motor elétrico.

O protótipo dispõe de uma potência máxima combinada de 365 cv, com a marca a anunciar que o extensor de autonomia poderá funcionar com combustíveis neutros em carbono, reduzindo as emissões até 90%.

Em declarações à mesma publicação, a Mazda admitiu estar a experimentar uma nova tecnologia que pode capturar o CO2 das emissões de escape, assim como continua a investir num outro projeto com motor rotativo, que deverá chegar ao mercado assim que sejam ultrapassados alguns “obstáculos técnicos”.