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Ao contrário do elétrico. Mazda CX-30 M Hybrid já chegou ao Japão

Texto: Redação
Data: 12 de Agosto, 2020

Originalmente apresentado como um modelo exclusivamente elétrico e sem comercialização no mercado interno, o Mazda MX-30 acaba de dar a conhecer, oficialmente, a sua versão Mild Hybrid para o Japão. Isto, numa altura em que se já se encontra em comercialização na Europa, com preços, em Portugal, a partir de 27.667€.

Denominada e-Skyactiv, esta nova motorização, que deverá chegar aos concessionários japoneses ainda este outono, combina, a exemplo do que acontece com a versão europeia, um quatro cilindros a gasolina Skyactiv-G 2.0, equipado com injecção directa mas sem turbocompressor, com um sistema semi-híbrido de 24V a que o construtor deu o nome de M Hybrid.

Quanto à forma como estas duas soluções são conjugadas, a Mazda revela que se trata de um pequeno motor elétrico, apoiado por uma bateria, que, intervindo no apoio ao bloco de combustão, ajuda a garantir não somente um arranque mais suave, como também uma melhor sensação e de condução e maior poupança nos consumos.

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Embora a Mazda não tenha revelado muitos mais dados, relativamente a motorização para consumos interno, as expectativas são de que estejam ao nível do Skyactiv-G 2.0 M Hybrid proposto, tanto com o CX-30, como Mazda3, europeus.

De resto e após o lançamento desta motorização, a Mazda passa a deter duas motorizações Mild Hybrid no seu catálogo, ambas com base no mesmo quatro cilindros 2.0 litros a gasolina. Embora com distintos níveis de potência: 180 cv no hatchback (europeu), 122 cv no crossover de portas suicidas.

Finalmente e quanto às fotos do Mazda CX-30 M Hybrid que a marca de Hiroshima acaba de divulgar, para o mercado japonês, poucas ou nenhumas alterações mostram, relativamente, tanto à versão europeia do modelo, como à versão 100% elétrica. A não ser e neste caso em concreto, o emblema “e-Skyactiv G”.

A terminar, recordar, apenas, que a versão 100% elétrica do Mazda CX-30, também já disponível em Portugal, com preços a partir de 34.535€, recorre, exclusivamente, a um motor elétrico colocado sobre o eixo dianteiro e apoiado por uma bateria de 35.5 kWh. Permitindo anunciar não somente uma potência máxima de 140 cv, como também uma autonomia de cerca de 200 quilómetros, já segundo a nova norma WLTP.