O Mazda CX-30 posiciona-se ao centro de um dos segmentos de maior crescimento no mercado nacional, oferecendo um estilo único e avançadas soluções tecnológicas. Uma das propostas deste SUV compacto combina o nível de equipamento Evolve Pack i-Active, o Pack Sport e o motor a gasolina de 2,0 litros com 150 cv.
Com um posicionamento entre o CX-3 e o CX-5, o CX-30 constitui a proposta da Mazda para o segmento dos SUV compactos. Desenvolvido a partir da arquitetura da quarta geração do Mazda 3 apresenta um comprimento exterior de 4,40 metros e uma altura de 1,50 metros.
O estilo exterior adota a mais recente linguagem de design da Mazda, distinguindo-se pelas linhas elegantes da carroçaria e sem vincos, que além de sublinhar contornos mais suaves, privilegia a eficiência aerodinâmica, contribuindo para otimizar o desempenho dinâmico.
A secção frontal apresenta uma imagem requintada, destacando-se a asa da Mazda que assume uma forma profunda e penetrante, combinando com os contornos esculpidos do pára-choques dianteiro, dando a sensação de movimento para a frente. As dimensões e o padrão triangular da grelha do radiador procuram evidenciar as fortes variações estéticas em função do ângulo de visão e da luminosidade.
A secção traseira inclui guarda-lamas integrados na carroçaria, junto aos painéis exteriores do habitáculo, enquanto o portão traseiro apresenta uma forma arqueada e estreita, procurando fazer a aproximação visual a um modelo desportivo.
INTERIOR O habitáculo do CX-30 não é particularmente amplo, mas consegue transportar quatro pessoas sem grandes constrangimentos, enquanto a capacidade da bagageira de 430 litros se situa dentro da média do segmento. O rebatimento das costas dos bancos traseiros permite aumentar o volume útil até aos 1406 litros. Nesta configuração é possível obter uma base quase plana e de fácil acesso, graças à conjugação da altura ao solo, com a abertura elétrica do portão da bagageira.
O painel de bordo apresenta um design quase minimalista, tendo sido reduzido ao mínimo o número de elementos. Não obstante, os comandos dos sistemas de climatização e de som continuam a ser físicos. A parte superior do tablier conta com um ecrã central TFT de 8,8 polegadas para o sistema de infoentretenimento, sendo o acesso às suas funções assegurado por um comando giratório, localizado entre os bancos dianteiros.
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A qualidade dos acabamentos e dos materiais é excelente, estando ao nível dos padrões encontrados nas marcas premium alemãs. O equipamento de conforto do nível Evolve também é bastante completo, que inclui volante multifunções em pele, ar condicionado automático, head-up display, fichas USB e 12V, rádio com oito colunas de som, sistema de navegação, conectividade com telemóvel, computador de bordo, botão de ignição.
O pack i-Active, presente na unidade ensaiada, acrescenta a câmara traseira, os sensores de estacionamento dianteiros, os vidros traseiros escurecidos, a chave inteligente e o sistema smart cargo na bagageira.
MECÂNICA O Mazda CX-30 está disponível com motores a gasolina que oferecem níveis de potência de 122 cv e 150 cv (e-Skyactiv G) ou 180 cv (e-Skyactiv X). Na unidade ensaiada estava presente a motorização intermédia, associada a uma caixa manual de seis velocidades.
Estes motores a gasolina adotam o sistema inteligente Mazda M Hybrid que integra um gerador - motor de arranque, comandado por correia, e uma pequena bateria de iões de lítio de 24V, montada entre as rodas.
A tecnologia microhíbrida assegura a regeneração da energia recuperada durante as desacelerações, e da alimentação do gerador - motor de arranque, funcionando como um motor elétrico que auxilia o propulsor térmico.
Para aumentar a eficiência e o consumo, o motor atmosférico e-Skyactiv G 2.0 dispõe de condutas de admissão e pistões otimizados, injeção de combustível repartida, válvula de controlo do líquido de refrigeração e desativação de dois dos quatro cilindros.
Ao desligar os dois cilindros nas extremidades do motor, o sistema aumenta a carga nos outros dois cilindros que funcionam com mais eficiência. O controlo de alta precisão do volume de entrada de ar, dos ciclos de injeção de combustível e da ignição permite ao motor alternar suavemente entre o funcionamento a dois ou quatro cilindros, e reduzir o consumo. A este propósito, a marca anuncia uma média combinada de 5,9 l/100 km na versão do CX-30 com motorização de 150 cv, tração dianteira e caixa manual de seis velocidades. Em termos de prestações, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em 8,8 segundos e a velocidade máxima pode alcançar os 198 km/h.
TECNOLOGIAO Mazda CX-30 recebe um conjunto de avançadas tecnologias de segurança, denominadas i-Activesense, que auxiliam o condutor a estar mais atento e a evitar potenciais perigos.
A dotação de série inclui o assistente de ângulo morto, o assistente de tráfego traseiro, os assistentes de manutenção e aviso de saída da faixa de rodagem, reconhecimento dos sinais de trânsito, assistente inteligente de velocidade e alerta de atenção do condutor.
O sistema de regulação da velocidade de cruzeiro ativo permite ajustar automaticamente a velocidade para manter uma distância adequada para a viatura da frente. O sistema é ativado através de comandos no lado direito do volante multifunções, sendo de utilização fácil e intuitiva. Se for necessário engrenar uma mudança na caixa de velocidades manual, para reduzir, por exemplo, o sistema não se desliga e mantém-se ativo. Para o desativar, basta pressionar o pedal do travão.
O SUV compacto CX-30 conta igualmente com o renovado sistema Mazda Connect, que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto através de cabo USB. Os menus do sistema de infoentrenimento apresentam uma configuração em lista vertical e os utilizadores necessitam apenas de rodar o comando giratório para percorrer a lista e carregar para selecionar. O sistema de navegação, com sensor giroscópico 3D, é de série, assim como os sensores de luminosidade e chuva, a chave inteligente ou o travão de estacionamento elétrico. Todavia, a câmara traseira e os sensores de estacionamento dianteiros já integram o Pack i-Active.
AO VOLANTEApesar da posição de condução não ser particularmente elevada para um SUV, as possibilidades de regulação do assento e do volante garantem que qualquer pessoa se pode sentir confortável atrás do volante do Mazda CX-30.
Um dos pontos fortes deste modelo é o desempenho dinâmico, que se deve ao equilíbrio alcançado entre o conforto e o controlo dos movimentos da carroçaria. A caixa de velocidades direta e de uma grande precisão contribui decisivamente para a agradabilidade de condução que explora muito bem a elasticidade do motor de 2,0 litros de 150 cv.
A direção revelou-se precisa e rápida, contribuindo igualmente para o excelente comportamento dinâmico deste SUV compacto de tração dianteira. A boa calibração da suspensão ajuda a evitar trepidações.
A embraiagem, o acelerador e a alavanca da caixa de velocidades estão de tal forma conjugados que é muito fácil conduzir o CX-30 no meio do trânsito. O curso da transmissão é muito curto, sendo bastante suave e agradável de utilizar.
Referência ainda para a excelente insonorização do habitáculo, que não só filtra com eficácia o ruído oriundo do compartimento do motor, mas também o aerodinâmico.
Pelo lado negativo que destacar o consumo de combustível, com o computador a indicar um valor de 7,3 l/100 km durante o ensaio, acima dos 5,9 l/100 km anunciados pela marca.
VEREDICTOProposto por 33.484 euros, acrescendo 650 euros relativos à pintura opcional Azul Crystal, o Mazda CX-30 2.0 Skyactiv-G 150 Evolve Pack i-Active + Pack Sport é uma proposta a levar em consideração para quem procura um SUV compacto com uma qualidade de construção sólida, acima da média, e um nível de equipamento bastante completo. O motor de 2,0 litros não é particularmente económico, mas é bastante suave e silencioso. A dinâmica de condução é outros dos pontos fortes, graças a um chassis bastante equilibrado e a uma suspensão eficaz, otimizada para garantir o melhor compromisso entre conforto e o controlo dos movimentos da carroçaria.
Gostámos
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Qualidade construção A Mazda assume-se como uma marca premium japonesa e aposta numa elevada qualidade de construção para sublinhar este posicionamento. No CX-30, os materiais utilizados e o rigor na montagem são irrepreensíveis. |
Suavidade mecânica O motor 2.0 e-Skyactiv-G de 150 cv responde prontamente às solicitações do solicitador e carateriza-se pela suavidade de funcionamento, sendo coadjuvado por uma caixa de velocidades precisa e bem escalonada. A insonorização também está ao melhor nível. |
Assistência condução O Mazda CX-30 recebe avançadas tecnologias de segurança que ajudam o condutor a evitar potenciais. O regulador de velocidade de cruzeiro ativo é simples e fácil de utilizar, permitindo uma condução quase semi-autónoma. |
Não Gostámos
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Plataforma carga elevada O Mazda CX-30 oferece uma bagageira com um volume útil de 430 litros com todos os bancos na sua posição, dentro da média do segmento, mas o plano de carga é demasiado elevado, dificultando o acesso para a colocação de bagagens. |
Consumo combustível O motor 2.0 e-Skyactiv de 150 cv é, de facto, suave, mas, apesar da tecnologia microhíbrida, está longe de ser particularmente económico em condições reais de utilização, com valores bem acima dos 5,9 l/100 km anunciados pela marca. |
Ecrã central escondido O painel de bordo minimalista integra um ecrã central TFT de 8,8 polegadas. Apesar de oferecer uma leitura razoável não disponibiliza uma informação tão completa como alguns concorrentes e dá a sensação de estar meio escondido no meio do tablier. |






